Suspenso unanimamente por dois jogos do Brasileirão de 2008 pela Primeira Comissão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante Edmundo não poderá atuar contra o rival Flamengo, na quarta-feira, dia 19 de outubro.
Caso Edmundo cumpra a promessa de encerrar a carreira no fim do contrato com o Vasco, em janeiro de 2009, o craque disputou seu último clássico contra Flamengo no primeiro turno do Brasileirão deste ano.
O jogador cruzmaltino sempre se destacou nos duelos contra o Rubro-Negro, um dos mais memoráveis foi o de 3 de dezembro de 1997, pela segunda fase do Brasileiro daquele ano. Ao marcar três gols na goleada por 4 a 1 sobre o rival, no Maracanã, o jogador passou Reinaldo, que tinha 28 gols, batendo uma marca que já durava 20 anos. Recorde que, posteriormente, viria a ser quebrado por Dimba, no Campeonato Brasileiro de 2003, quando a competição passou a ser por pontos corridos.
O atacante já atuou pelo Flamengo, quando o clube montou uma equipe que tinha exclamado pelos torcedores de \"melhor ataque do mundo\", formado por Sávio, Romário e Edmundo, porém, o jogador sempre se declarou vascaíno.