Se a pré-temporada de 17 dias no começo deste ano já foi alvo de reclamação, o período de preparação do futebol brasileiro em 2014 será motivo de mais dor de cabeça e preocupação aos preparadores físicos dos clubes. Com o aperto do calendário por causa da Copa do Mundo, a CBF planeja iniciar a disputa dos estaduais no dia 12 de janeiro, o que, caso a reapresentação dos times seja novamente no dia 2, significará apenas 11 dias para o azeitar o time para o começo da temporada.
Os planos da CBF a respeito do início dos estaduais foram confirmados pelo presidente da Federação Baiana, Ednaldo Rodrigues.
- Pelo que conversamos nas últimas reuniões, os campeonatos estaduais de 2014 devem ser iniciados em 12 de janeiro e encerrados em 13 de abril. A intenção da CBF e reservar 21 datas para essas competições - afirmou Ednaldo.
Se o 12 de janeiro se confirmar, a CBF vai ter antecipado em uma semana o começo dos estaduais. Além disso, o intervalo entre o fim do Brasileirão e o começo das competições de 2014 ficaria em apenas um mês e quatro dias.
Mas para que a data seja confirmada, a CBF ainda precisa enviar um documento às Federações e divulgar de forma oficial o calendário do ano que vem, o que deve acontecer até outubro.
Enquanto isso, a maior parte das entidades estaduais aguarda para ver o que fazer com os respectivos campeonatos, já que há casos em que o regulamento não pode ser alterado, como o do Carioca.