A CBF deu nesta sexta-feira (13) mais um passo para o retorno do público aos estádios. A entidade máxima do nosso futebol publicou o Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios no qual detalha regras e protocolos para torcedores em partidas com efeito imediato na Copa do Brasil – Campeonato Brasileiro (séries A, B e C) ainda depende da aprovação dos clubes em assembleia a ser realizada na próxima semana. A palavra final, no entanto, ficará a cargo das autoridades de cada município, obedecendo sempre os protocolos vigentes das cidades.
A CBF determinou que para um torcedor ir ao estádio é necessário apresentar o resultado negativo de um teste RT-PCR realizado até 72h antes da partida, ou o resultado de coleta de antígenos realizado 48h antes em um laboratório credenciado pelas autoridades sanitárias locais. Quem apresentar carteira de vacinação completa estará isento de fazer os testes.
Dentro dos estádios, os torcedores terão a temperatura aferida na entrada e ainda precisarão seguir regras de segurança, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. A entidade vai liberar ainda a entrada no estádio de frascos com álcool gel e álcool 70% para a higienização das mãos.
Quanto à capacidade a ser liberada nos estádios, a CBF recomenda às autoridades municipais determinar a porcentagem de acordo com o panorama do controle da pandemia. Recentemente, a prefeitura de Belo Horizonte liberou presença de 30% nos estádios a partir do dia 18 de agosto. Já no Rio, o prefeito Eduardo Paes chegou a liberar 10%, mas cancelou o decreto por causa do crescimento de casos na cidade provocados pela variante delta. Em partidas da Copa do Brasil, a capacidade máxima do estádio será de 35%. No caso de um dos clubes não ter autorização local para receber público, os dois jogos serão com portões fechados.