A Confederação Brasileira de Futebol voltou atrás e adiou a imposição do \"Regulamento Geral das Competições de 2009\", cujo artigo 37 previa que um atleta que entrasse em campo por uma agremiação não poderia mais jogar em nenhum outro clube da mesma divisão do Campeonato Brasileiro. Segundo comunicado oficial, tal regra passará a valer a partir do ano que vem.
Dessa forma, voltará a valer o Regulamento Geral do ano passado. Assim, os jogadores poderão atuar até seis partidas por um time e só depois do sétimo jogo se tornarão intransferíveis para equipes da mesma divisão.
O artigo 37 da nova regra havia causado uma insatisfação em alguns clubes e poderia complicar a situação de alguns jogadores, como o volante Rodrigo Mancha, por exemplo. Pré-contratado pelo Santos, o meio-campista deverá ser escalado pelo Coritiba no início do Campeonato Brasileiro, o que impossibilitaria o atleta de atuar durante todo o segundo semestre.
Confira o comunicado oficial publicado pela CBF:
Embora o Regulamento Geral das Competições 2009 tenha sido publicado no dia 19 de dezembro de 2008, com seu artigo 37 tendo o objetivo de criar uma maior identidade do jogador com o clube e, em consequência, com seus torcedores, e visando ainda ao fortalecimento do futebol brasileiro, em um contexto em que os jogadores trocam constantemente de clubes, a CBF, em decisão do presidente Ricardo Teixeira, vai manter neste caso o Regulamento Geral válido para o Campeonato Brasileiro de 2008.
A mudança em questão passará a vigorar no Regulamento Geral do Campeonato Brasileiro de 2010.