A determinação de que todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro deveriam ocorrer simultaneamente, às 17h do próximo domingo (dia 7 de dezembro), caiu por terra.
Nesta segunda-feira, o diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elízio, informou que dois jogos da 38ª rodada do Nacional seriam realizados um dia antes, no sábado, por conta de seu caráter \"amistoso\": Fluminense x Ipatinga, no Maracanã, e Sport x Coritiba, na Ilha do Retiro. As duas partidas seriam disputadas às 18h30 de sábado. Porém, o encontro entre cariocas e mineiros no Rio de Janeiro voltou ao domingo, por conta de um evento que já estava marcado no estádio para o sábado.
\"Se você observar bem, o Fluminense até tem uma chance de conquistar uma vaga na Sul-Americana, mas isso tem um peso menor. Na briga pela Libertadores ou contra o rebaixamento, esses dois jogos são meros amistosos\", afirmou Elízio em entrevista ao Sportv.
Mas, poucas horas depois, o diretor técnico da CBF deu um novo parecer sobre o jogo entre Fluminense e Ipatinga. \"Haviamos acordado com a TV a mudança dos dois jogos. Mas o Fluminense vai jogar contra o Ipatinga no domingo mesmo, porque tem um evento marcado para sábado, no Maracanã. Por isso, não tinha como o jogo ser antecipado\", explicou Elízio.
Segundo o diretor, a antecipação dos jogos foi um pedido das TVs que detêm os direitos de transmissão do Brasileiro. \"Conversamos com o pessoal da TV e vimos que era melhor isso. Na última rodada, precisamos fazer todos os jogos no mesmo horário, agora faremos uma troca de gentilezas com nossos parceiros\", explicou Elízio.
Os jogos de domingo servirão para definir o campeão brasileiro (título possível apenas a São Paulo e Grêmio), dois rebaixados (Náutico, Atlético-PR, Figueirense e Vasco brigam para não cair à Série B) e os dois últimos classificados à Libertadores (disputa restrita a Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo).
Ainda está em aberto a última vaga para a Sul-Americana, já que o Sport, mesmo estando na 11ª colocação, não poderá disputar a competição continental por já estar classificado para a Libertadores. Fluminense, Santos, Náutico e Atlético-PR brigam pelo posto.