O Conselho de Beneméritos do Vasco aprovou a concessão do título de sócio honorário a Pelé. Em comissão criada com esse intuito, os membros emitiram parecer favorável, por unanimidade.
Após a análise da proposta encaminhada pelo Presidente da Diretoria Administrativa, os beneméritos entenderam que Edson Arantes do Nascimento prestou serviços relevantes ao divulgar o nome do Vasco. Foi levado em consideração que Pelé disputou partidas importantes pelo Clube e afirmou que é vascaíno.
De acordo com as fichas técnicas pesquisadas, Pelé fez quatro jogos pelo combinado Vasco-Santos. As partidas foram contra o Belenenses-POR, o Dínamo de Zagreb-IUG, o Flamengo e o São Paulo, pelo Torneio Internacional do Morumbi. Foram três empates e uma vitória com a camisa vascaína. No fim de janeiro, Pelé recebeu um diploma de sócio, um quadro com imagens pelo Vasco e camisas do clube.
Como o estatuto determina que o título precisa ser aprovado no Conselhos de Beneméritos e no Deliberativo, houve a necessidade de ratificação da concessão. Após parecer da comissão para outorga de títulos honoríficos, o Conselho Deliberativo irá oficializar o título na próxima quarta-feira (26), em reunião.
Confira abaixo o parecer do Conselho de Beneméritos enviado à Diretoria Administrativa:
Ilmo. Sr Presidente da Diretoria Administrativa
Club de Regatas Vasco da Gama.
Sr. Jorge Nuno Odone de Vicente da Silva Salgado
Sr. Presidente.
Em conformidade com o disposto no §2º e §3º do artigo
12 do Estatuto Social, COMUNICO que
o Conselho de Beneméritos em reunião realizada no dia 19 de maio de 2021, APROVOU, por aclamação, o parecer favorável
exarado pela Comissão para Outorga de Títulos Honoríficos nomeada pelo Presidente do Conselho de Beneméritos, por meio da Portaria nº 005/2021-CB, para a concessão do titulo de Sócio Honorário ao Sr.
EDSON ARANTES DO NASCIMENTO – PELÉ,
nos termos da proposta encaminhada pelo Presidente da Diretoria Administrativa, conforme parecer em anexo.
Atenciosamente,
ANTONIO FRUTUOSO PIRES PERALTA
Presidente do Conselho de Beneméritos – CRVG