Para fazer as pazes com a vitória e se recuperar na tabela do Campeonato Brasileiro, o Vasco aposta em um trio estrangeiro. Os argentinos Dudar e Conca e o colombiano Martín García terão a responsabilidade de comandar o time no difícil jogo de hoje com o Cruzeiro, às 16h no Mineirão. Uma vitória vai colocar um ponto final na fase negativa do time, que perdeu os últimos dois jogos, levou seis gols e não fez nenhum.
Para acertar a marcação, o técnico Celso Roth aposta pela primeira vez em um esquema com três zagueiros. No 3-6-1, os zagueiros terão a dura missão de não levar gols e fazer a bola sair com qualidade para os homens do meio. Por isso, o técnico treinou exaustivamente a saída de bola com seus três defensores, Dudar, Jorge Luiz e Júlio Santos.
\"Treinei muito a saída de bola porque os zagueiros não têm tanta qualidade técnica, como tem um apoiador\", explicou Celso Roth.
O argentino Emiliano Dudar ressaltou a importância dessas duas semanas que tiveram para treinar e disse não ter preferencia por esquema nenhum.
\"Foi muito proveitosa essa parada que demos para treinarmos esse novo esquema. Não será muito difícil para mim essa mudança. Todo jogador tem que estar preparado para isso. Eu jogo em qualquer esquema. No Vélez e no Independiente, jogava com três zagueiros e me sentia muito bem\", disse o argentino.
O técnico vascaíno confia na mudança e diz que poderá pegar o Cruzeiro desprevenido.
\"Com essa mudança, espero surpreender o Cruzeiro\", disse.
Os dois times vivem momentos distintos no Campeonato Brasileiro. O Vasco iniciou muito bem a competição, chegando à liderança do campeonato. Atualmente tem 11 pontos e se encontra na nona posição na tabela.
Já o time mineiro começou mal o Brasileiro, se recuperou, vem de duas vitórias sobre Grêmio e Atlético Mineiro, e com dez pontos está em décimo primeiro. Apesar do aparente favoritismo do time da Toca da Raposa, Celso Roth aposta nos três pontos fora de casa.
\"O Cruzeiro vem com o moral elevado principalmente por ter vencido uni clássico na última rodada. É uma equipe rápida que tem como ponto forte o contra-ataque. A força dela está principalmente em Roni e Araújo, dois jogadores rápidos na frente, mas o Vasco entra para vencer em todo e qualquer jogo. Se não vencemos as últimas partidas é porque jogamos muito mal. Perdemos para nós mesmos\", concluiu.
No jogo de hoje, Marcelinho e Conca formarão, pela primeira vez sob o comando de Celso Roth. a dupla de criação vascaína. Para pôr fim ao jejum de gols dos dois últimos jogos, a tarefa deles será colocar o colombiano Martin Garcia, único atacante de origem em campo, em condições de marcar.
Além da aproximação com o ataque, a participação dos apoiadores na contenção aos avanços do adversário é fundamental no novo esquema de jogo adotado pelo treinador.
A única vez que Marcelinho e Conca começaram jogando juntos foi no empate em 1 a 1 com o Flamengo, na semifinal da Taça Guanabara, há mais de quatro meses. Marcelinho foi o autor do gol vascaíno, mas o time acabou derrotado nos pênaltis.
As contusões de Morais, com dores no púbis, e Renato, com incômodo na coxa direita, além da saída de Abedi, facilitaram a formação da nova dupla criativa de São Januário.