Vascaínos e Vascaínas,
Acabamos de receber e confirmar a informação de que o Presidente da Diretoria Administrativa não decretará e fará uso do poder que lhe é conferido no contido do Artigo 99, XXIII do Estatuto Social do Vasco, para conceder uma ANISTIA a todos os sócios proprietários que estão inadimplentes, por períodos e motivos diversos.
Tal medida seria de fundamental importância para estabelecer um processo eleitoral mais equânime, além de ampliar sobremaneira o poder de democratização e de Vascaínos e Vascaínas comparecendo ao Pleito de hoje.
O alcance de tal medida dependeria do número de mensalidades que bastariam para que fossem resgatados os direitos sociais desses tais, habilitando-os a votar. Sugerimos quitação de 2014, que geraria um montante de R$ 585,00 por sócios e estimamos que tal medida beneficiasse a algo em torno de 2 mil sócios, fazendo com que o Vasco arrecadasse quase R$ 3 Milhões só com essa simples medida.
Sabemos porém, que tal medida jogaria por terra todo o planejamento de alguns, mas a vida é assim, para cada estratégia há que se ter um antídoto. E essa era a nossa!
Inclusive, tal medida já está prevista de forma implícita na decisão do Presidente em exercício da Assembleia Geral do Vasco, quando cita que os sócios proprietários no gozo dos seus direitos sociais estarão aptos a voto (mesmo sem recadastramento), sem citar de forma expressa ou tácita a vedação a tal procedimento, que é um ato discricionário e a qualquer tempo do Presidente da Diretoria Administrativa.
Tínhamos cadastrados conosco e aptos a participar como votantes nesse pleito, cerca de 2.200 Vascaínos e Vascaínas (ligados à Legenda e aos ouvintes de quase 10 anos do Projeto 'Só Dá Vasco'), que quitariam as mensalidades de 2014 (tendo a Estatutária efetividade social de 1 ano) e voltariam como adimplentes após tais pagamentos, e tornar-se-iam aptos ao voto.
Por outro lado, estamos percebendo em níveis crescentes também um grande desalento da Comunidade Luso-Brasleira, que tende a abster-se em grande número do processo eleitoral de hoje, muitos com compromisso de voto na nossa Legenda, fruto da desesperança ante aos nomes e Projetos apresentados.
Mesma razão que deve levar ao não comparecimento de muitos, inclusive de grandes expoentes dentre os Vascaínos.
Calculamos que deverão comparecer cerca de 5 mil pessoas para votar, o que dará uma alta margem de abstenção de quase 30%, tomando por base a listagem de cerca de 7 mil aptos a voto.
E como uma das Legendas tende a ter quase 50% desse número de votantes, tornaria a nossa participação como sendo por uma briga pelo segundo lugar, o que não desejamos e não vemos lógica em assim proceder.
Dessa forma e com um misto de tristeza e esperança, queremos anunciar nesse momento a RETIRADA de nossa candidatura para essas Eleições de 2014, sem declarar apoio a NENHUMA das Legendas inscritas.
Tristeza porque foi muito bom ver e perceber a esperança em cada Vascaíno e Vascaína que conversávamos expondo os nossos Planos e Projetos.
Todos eles expostos em detalhes no que consideramos o canal oficial da nossa campanha, que é o Facebook da Vanguarda Vascaína:
https://www.facebook.com/vanguarda.vascaina
E esperança, porque por mais tempestades que venhamos a passar nesse triênio vindouro (2014-2017), temos a certeza de que vamos fortalecer ainda mais a nossa Legenda e a nossa candidatura, que desde já está lançada para o triênio 2017-2020.
Até porque não é mais permitido o instituto da reeleição nos Clubes, e por conseguinte no Vasco!
Desejamos sorte aos que venham a ser eleitos, e firmamos o compromisso de pelo menos nos 6-7 primeiros meses, não fazermos críticas e registros públicos, aguardando e torcendo que consigam implementar um plano emergencial para o resgate do Vasco.
Seremos atenciosos observadores!
Esperamos que os atuais problemas não sejam motivos de reclamações, lamúrias ou desculpas para não conseguir iniciar um caminho de recuperação do Vasco nesse período, porque todos já conhecemos o tamanho dos problemas e das dificuldades do Vasco.
Basta ter competência e compromisso com o Vasco de implementar as mudanças tão urgentes e necessárias.
Deixamos como legado para a administração a ser eleita, os nossos planos e projetos, sem ônus e ou sem exigência de respeito e citação à propriedade intelectual para que sejam implantados no Vasco, e quaisquer ajuda que necessitem, estaremos à disposição sempre do Vasco, sem necessidade de cargos ou contrapartidas.
Tudo pelo Vasco!
Voltamos agora para as sociais, para as arquibancadas e agradecemos as ofertas que recebemos de reuniões de acordos, cargos ou vagas no Conselho, mas o nosso espírito e objetivo com essa campanha, nunca foi de permutas, se fosse jamais nos exporíamos lançando o nosso nome como opção.
Por isso mesmo, todos procedimentos citados, foram negados prontamente.
Justamente por essas razões, não vamos declinar apoio a nenhuma das Legendas que seguem na disputa, nos manteremos neutros, até para que não sejamos tomados como fiadores de Gestões das quais não participaremos.
Aos Vascaínos e Vascaínas, e principalmente ao Vasco fica o nosso compromisso de seguirmos vigilantes cobrando o que foi prometido por quem eleito, e sempre de forma ética e correta.
Aos nossos seguidores, apoiadores e admiradores com direito a voto, deixamos os mesmos liberados para que escolham os caminhos que considerem em juízo pessoal como os melhores.
Por razões éticas, não teceremos comentários e nem aplicaremos o nosso senso crítico contra e nem a favor de nenhuma delas.
Questão de coerência e de não desejarmos incendiar o já tão inflamável ambiente no Vasco, em tais períodos.
E que o futuro Presidente, a ser definido em reunião do Conselho Deliberativo no próximo dia 19/11/2014, possa conduzir o Vasco com altivez e convocando os melhores para a futura Gestão, independente de a quais segmentos ou grupos políticos eles pertençam.
É o que faríamos e essa é a grande diferença de quaisquer 'acordões' ou adesismos pré-eleitorais, porque é somente depois de eleito que quaisquer Presidentes conseguem estabelecer uma Gestão de paz e de união em torno de um objetivo, no presente caso o melhor para o nosso Vasco.
Finalizando, deixamos o caminho livre para que a batalha do voto na urna, fique somente com aqueles que buscaram que a presente campanha fosse muito mais personalista do que ideológica e programática.
E torcemos para que as Legendas e seus respectivos candidatos possam convencer e mobilizar aos associados da importância de comparecer ao Clube no dia de hoje, e sobretudo que os números oficiais e aqui projetados, possam ser modificados ao final, para o bem do Vasco!
Não temos a menor dúvida de que quem mais perde é o Vasco!
Porém, sigamos em frente! e até 2017!
Atenciosamente,
VANGUARDA VASCAÍNA