O Vasco está de volta a uma competição continental. Nesta quarta-feira (2), às 19h (de Brasília), no Monumental Virgen de Chapi, em Arequipa, no Peru, encara o Melgar-PER, pela primeira rodada do Grupo G da Copa Sul-Americana.
A Itatiatia transmite em tempo real a partida. São cinco anos sem disputar qualquer torneio continental. Vivendo altos baixos na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino sacramentou a vaga depois do 10º lugar na edição passada.
A última vez que esteve no torneio foi em 2020, quando foi eliminado pelo argentino Defensa y Justicia, nas oitavas de final da competição. A equipe rival sagrou-se campeã daquela edição.
O melhor desempenho do time carioca disputando a Copa Sul-Americana foi em 2011. Naquele ano, o Vasco chegou até a semifinal e foi eliminado pelo também campeão do torneio Universidad de Chile-CHI.
Em todas as participações, o Vasco não sabe o que é faturar a Copa Sul-Americana. Ou seja, o torneio seria inédito na galeria do clube. Ele é visto como uma das prioridades da diretoria.
Lembrando que em 2000, o Cruzmaltino venceu a Copa Mercosul que é vista como precursora da atual competição. Falando em títulos continentais, o Vasco também venceu a Copa Libertadores em 1998.
Os times
Para o duelo, o técnico Fábio Carille deve manter o mesmo time que estreou com vitória na Série A, diante do Santos. Coutinho segue entre os titulares, assim como o argentino Benjamín Garré.
Na zaga, Mauricio Lemos formará dupla com João Victor. Paulinho é outro que estará na equipe titular, enquanto Tchê Tchê é opção no banco.
O Melgar pode ser a grande surpresa do grupo. Os donos da casa lideram o Campeonato Peruano com cinco vitórias em cinco jogos. O técnico é o argentino Walter Ribonetto.
Completam a chave o Lanús-ARG e o Academia Puerto Cabello-VEN
Melgar-PER x Vasco
Melgar-PER
Cáceda; Rodríguez, Barrios, Gonzalez e Cabanillas; Orzán, Martínez, Tandazo e Rodríguez; Liza e Bordacahar. Técnico: Walter Ribonetto.
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Mauricio Lemos e Lucas Piton; Hugo Moura, Paulinho e Phillipe Coutinho; Nuno Moreira, Garré e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.