A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro tem investido em ações de vacinação em grandes eventos na cidade. Uma delas tem ocorrido em estádios de futebol, como foi o caso de São Januário, no último sábado (29), onde 440 doses foram aplicadas em torcedores gratuitamente no clássico entre Vasco e Botafogo.
O que aconteceu
Foram 260 doses de vacina contra gripe (influenza) e outras 180 de covid-19 (Xbb). O posto de vacinação foi montado na parte interna de entrada do portão 9, que dá acesso à arquibancada do estádio vascaíno. Ele funcionou até o fim do primeiro tempo.
O mesmo tipo de ação já havia sido feita na partida entre Botafogo e Red Bull Bragantino, no dia 26, no Nilton Santos. E agora novamente estará num jogo do Alvinegro, desta vez diante do Atlético-MG, neste domingo (7), também no estádio botafoguense.
A ação conta com a presença de Zé Gotinha, mascote nacional da vacinação brasileira. No clássico entre Vasco e Botafogo, ele interagiu com o público infantil, participou do aquecimento das organizadas vascaínas e chegou a ir para a arquibancada.
A SMS tem levado vacina à população em outros locais de grande movimentação, como estações de metrô, trem e eventos. A estratégia foi adotada, principalmente, por conta da aproximação do inverno, algo que pode gerar complicações, internações e mortes por falta de imunização.
A estratégia de levar a vacina até a população é um sucesso. O carioca sabe da importância de se proteger contra doenças e responde bem, atendendo ao chamado para tomar doses como a da gripe e da covid. Vale lembrar que complicações da gripe causam a morte de muitas pessoas
Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde
Menino Zé Gota tá pra dança 💧 pic.twitter.com/EQSvAT6DcR
— Bruno Braz (@brazbruno) June 29, 2024