O Palmeiras tem 99,9% de chances de se sagrar campeão do Brasileirão 2023 neste meio de semana, mas o título simbólico do returno já tem dono 100% garantido: o Atlético-MG, com campanha superior a 72% de aproveitamento na segunda metade do campeonato.
Com a vitória diante do São Paulo por 2 a 1, com gol de Paulinho no apagar das luzes, o Galo chegou a 39 pontos no segundo turno, não podendo mais ser alcançado na rodada derradeira pelo Palmeiras, que venceu o Fluminense por 1 a 0, somando 35 pontos no returno. Convenhamos, nada que preocupe a torcida palmeirense, prestes a celebrar o 12º Brasileirão de sua história.
Botafogo amarga fim do sonho
Na rodada #37, o Botafogo empatou sem gols com o Cruzeiro no Nilton Santos e ficou oficialmente sem chances de ser campeão. A queda de 51% de aproveitamento em relação à primeira parte do campeonato (82,5% para 31,5%) demonstra como o ano poderia ter desfecho melhor se o time fosse mais regular no returno - o Palmeiras está para levantar o caneco com 62,2% dos pontos ganhos.
Na parte de baixo da tabela, o Goiás assumiu a lanterna do 2º turno ao perder para o Fortaleza (1 a 0) e ser ultrapassado pelo América-MG, que surpreendeu o Bahia, ainda ativo na briga para não cair, com vitória por 3 a 2.
Veja abaixo a classificação do returno:
Veja como está a variação do desempenho de cada equipe no turno e no returno.