Futebol

Clovis Munhoz comenta prevenção no Vasco para evitar novas lesões

O Vasco joga amanhã à noite contra o Avaí, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro e tem duas ausências: Felipe, com problema no joelho direito, e Eduardo Costa.

Em entrevista ao repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil, Clóvis Munhoz, médico do Vasco, fala sobre as duas situações:

- Essa sequência de jogos eu acho que a gente vai ter até o final do ano e praticamente todas as semanas domingo, quarta e domingo. POr isso, a gente achou por bem dar uma segurada nesse jogo de amanhã, para que ele possa fazer um reforço muscular, dar uma ênfase no reforço muscular com mais tempo, mais tranquilidade. Jogando domingo, quarta e domingo, sobra muito pouco tempo para você fortalecer a musculatura. Sem dúvida, ele é um jogador que precisa desse reforço constante. Então, eventualmente, quando o joelho acusa alguma coisa, dá algum sinal, você tem que dar uma ênfase maior a este fortalecimento, para que ele possa no domingo, ficar à disposição sem problemas.

Situação de Eduardo Costa:
- A ideia nossa é a seguinte: O Eduardo já vem muito bem. Ele até perguntou o que eu achava em relação ao jogo de quarta-feira. Eu falei: \"Eu acho que não é uma boa ideia, até porque a gente está chegando na metade do campeonato. Com os jogos no domingo, quarta e domingo, se você fizer uma lesão muscular importante, certamente você terá uma lesão mais grave.\" Numa lesão muscular, você não perde nunca menos de quinze a vinte e um dias, quer dizer, duas a três semanas. Você perde nove, doze jogos. Você perde mais da metade do que falta. Então, tem que ter muito cuidado nessa fase do campeonato para você não arriscar ficar sem o jogador um longo tempo. Então, a gente optou por deixar o jogador na preparação física e técnica durante semana toda e muito provavelmente no domingo ele vai estar à disposição do Ricardo [Gomes].

Preocupação com desgaste de Romulo e Anderson Martins:
- O Romulo é jovem e muito forte. Não há dúvida nenhuma que a juventude ajuda muito. Quanto mais jovem, quanto mais forte, quanto menos jogado, mais chances de você suportar uma maratona de jogos. Ele é um jogador que raramente se queixa. Sinceramente, não me lembro de alguma queixa de dor muscular ou cansaço muscular do Romulo, a não ser lá na Copa do Brasil, eu lembro que ele foi poupado de um jogo por um incômodo, mas foi uma lesão muito pequena, que em uma semana se resolveu e ele voltou a jogar e nunca mais sentiu nada. O Anderson não é tão jovem quanto o Romulo, mas é jogador jovem, muito forte e se prepara muito. E zagueiro sempre tem uma situação de menos estresse do que um jogador de meio-de-campo ou de um jogador de ataque, principalmente com as características do Eder Luis, que tem que dar muito pique. Em princípio, eu não me preocupo muito, não, nem com a situação do Romulo nem com a situação do Anderson Martins, até porque eles não vêm se queixando de nada e são dois jogadores que se cuidam muito. essa situação de jogar domingo, quarta e domingo ao mesmo tempo que estressa muito, obriga a um repouso muito maior, porque você quase não sai da concentração. Mas claro que esse3 calendário, de uma forma geral, preocupa.

Alerta em relação a Eder Luis
- O Eder ficou no banco no penúltimo jogo. É um jogador com quem a gente fica um pouco preocupado, pela característica dele. é um jogador que arranca praticamente os noventa minutos. Mas é um jogador que tem uma produção, uma presença, uma assiduidade nos jogos muito grande. Raramente ele se queixa de alguma coisa. É um jogador inteiro, um jogador que não tem um passado de lesões importantes. Acho que com os cuidados que a gente toma, na alimentação, na medicação, poupando de alguns treinamentos, fazendo trabalho especial na sala de musculação, trabalhando muito na fisioterapia, na parte de pró-acepção, os cuidados vão ser suficientes para a gente levar este grupo até o final do ano sem maiores problemas, mesmo disputando duas competições.

Fonte: -
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150