Neste dia 26 de novembro completam-se 95 anos da aprovação da fusão entre o Club de Regatas Vasco da Gama e o Luzitania Sport Clube. Esse marco na história do Vasco significou o início da prática do futebol no clube, que, até então, se dedicava prioritariamente ao remo.
No início dos anos 1910 o futebol já despertava muito o interesse na então capital do Brasil. O Campeonato Carioca já era disputado desde 1906. O primeiro relato prática do \"football association\" (como era chamado) entre vascaínos data de 1913. As \"peladas\" entre os remadores eram jogadas em frente à sede do clube.
No dia 1º de julho do mesmo ano, a chegada de um combinado português ao Rio de Janeiro para uma série de amistosos despertou ainda mais a curiosidade da colônia lusitana. Foram fundados times com os nomes Luzitania F.C., Centro Português de Desportos e Lusitano S.C. De uma cisão deste último nasceu o Lusitânia Sport Clube, que pode ser considerado o precursor do futebol do Vasco.
Em 1915 levantou-se a hipótese de uma fusão entre o Vasco e o Luzitânia. Após várias reuniões, a proposta foi aprovada em Assembléia Geral no dia 26 de novembro, data em que 46 sócios do Luzitânia Sport Clube foram admitidos no Vasco sem pagamento de joia (mas trazendo bolas, chuteiras e uniformes) e incumbidos de iniciar as atividades do Clube no futebol. O presidente vascaíno, à época, era Raul da Silva Campos.
A primeira competição que o Vasco disputou foi o Campeonato Carioca da 3ª divisão, em 1916. Na estréia, em 3 de maio, foi goleado pelo Paladino por 10 a 1. Adão Antônio Brandão fez o gol de horna cruzmaltino. A primeira vitória aconteceu em 29 de outubro, 2 a 1 no River, gols de Cândido Almeida e Alberto Costa.
Apesar de ter acabado na lanterna da 3ª divisão em 1916, o Vasco subiu para a Segundona no ano seguinte devido ao aumento do número de clubes da 1ª e 2ª divisões. Foram mais cinco anos de luta até o primeiro título, em 1922, e a ascensão à elite.
Em 1923, estreando na Série A da 1ª divisão, o Vasco atropelou todos os clubes grandes da época (América, Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense e São Cristóvão) e se sagrou campeão carioca com o incrível retrospecto de 12 vitórias em 14 jogos, entrando definitivamente para a elite do futebol da cidade.