O Everton foi punido nesta sexta-feira (17) com a perda de dez pontos na Premier League pela violação do Fair Play Financeiro, que visa combater o gasto exacerbado e o comprometimento das contas dos clubes na Inglaterra.
Agora, a equipe de Liverpool, que tinha 14 pontos no campeonato, é a penúltima colocada do torneio nacional, com apenas quatro pontos, à frente apenas do lanterna Sheffield United. O clube estava em 14º, mas agora ocupa uma das posições dentro da zona de rebaixamento.
O Everton foi comprado recentemente pela 777 Partners, mesma empresa dona da maior parte da porcentagem da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Vasco da Gama. A punição recebida pelo clube foi a maior da história da competição, que se iniciou nesse formato no ano de 1992.
Veja o comunicado do Everton nas redes sociais:
"O Everton Football Club está chocado e desapontado com a decisão da Comissão da Premier League. O Clube acredita que a Comissão impôs uma sanção desportiva totalmente desproporcional e injusta. O Clube já comunicou a intenção de recorrer da decisão à Premier League. O processo de apelação começará agora e o caso do Clube será ouvido por um conselho de Apelação nomeado de acordo com as regras da Premier League no devido tempo. O Everton afirma que tem sido aberto e transparente nas informações que prestou à Premier League e que sempre respeitou a integridade do processo. O Clube não reconhece a conclusão de que não agiu com a máxima boa-fé e não entende que esta tenha sido uma alegação feita pela Premier League durante o curso do processo. Tanto a dureza como a severidade da sanção imposta pela Comissão não são um reflexo justo nem razoável das provas apresentadas. O Clube também monitorará com grande interesse as decisões tomadas em quaisquer outros casos relativos às Regras de Lucro e Sustentabilidade da Premier League”.