Imprensa

Clube dos 13 diz que Globo não respeitou outras concorrentes

A saída da TV Globo do processo de licitação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012-2014 revoltou integrantes do Clube dos 13. Um dia antes da definição do vencedor na categoria TV aberta, o diretor executivo da associação, Athaide Gil Guerreiro, afirmou que a emissora carioca \"não respeitou\" as concorrentes Record e RedeTV! ao tentar exercer a preferência na disputa, ideia vetada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Segundo o dirigente, os clubes dissidentes ficaram ao lado da Globo pela ligação histórica da emissora com o futebol, mas destacou que as concorrentes não devem ser prejudicadas por isso. \"Os clubes se sentem muito ligados a TV Globo, E ela não respeitou os outros concorrentes como a RedeTV! e a Record. A Globo não queria perder porque está no futebol há muitos anos, foi importante para o futebol e ainda é, mas ela ganha com isso também\", afirmou Athaíde, em entrevista ao Terra nesta quinta-feira.

Alvo de críticas de diversos clubes de expressão no cenário nacional, principalmente Corinthians e os quatro \"grandes\" do Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco), o Clube dos 13 se baseia em decisão do Cade para justificar as decisões e o atual formato de disputa, que classifica com \"regras objetivas e claras para todo mundo\", como defende Athaíde.

\"O Cade determinou que nós fizessemos uma concorrência com regras objetivas, defendendo as cinco mídias (TV aberta, TV fechada, pay-per view, internet e celular). Nós seguimos exatamente aquilo combinado com o Cade. A partir de um determinado momento, a TV Globo começou a dizer que, por ter transmitido o futebol por muitos e muitos anos, não dereria participar da concorrência com o risco de perder o futebol. Neste momento, a TV Globo passou a contatar alguns clubes e achou que tinha que ter um tratamento diferenciado\", disse o dirigente.

Ao lembrar do início da polêmica, Athaíde até admite um erro no Clube dos 13 no passado, ao tentar dar prioridade à emissora carioca no processo, fato vetado pelo Cade. \"Caímos no erro de achar que a Globo tinha direito aos 10% (de ágio) e o Cade não concordou\", disse o executivo da entidade, se referindo à mudança da regra que decreta o vitória a quem pagar mais.

\"Nós só cumprimos aquilo que o Cade determinou\", afirmou, citando também que o Cade não irá interferir na decisão desta sexta-feira. \"O Cade não tem nada que se manifestar. Fomos ao Cade ver se estávamos de acordo com o que tínhamos negociado. O Cade só vetou os 10% da Globo na negociação da TV aberta e nós comunicamos a todos\".

Fonte: Terra Esportes
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147