Clube

Clubes querem discutir número de times do Campeonato Carioca

Os pequenos públicos no Campeonato Carioca e a quantidade de jogos que abarrota o calendário fez com que surgisse a discussão sobre o número de clubes que disputam o Estadual. Atualmente são 16 clubes, fórmula que está em vigor desde a edição de 2008. Mas já há quem defenda uma redução.

Para a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, o número ideal é de 12 agremiações, como ocorreu nos campeonatos entre 2000 e 2007. No entanto, ela segue o raciocínio de outros dirigentes ouvidos pela reportagem do LANCENET! : de que o número de clubes não é o principal fator para o fracasso de público.

- Acredito que 12 seria o número ideal de clubes para disputar o Carioca. Mas vários farotes estão influenciando. O horário das partidas não é dos melhores. O fato de a TV transmitir alguns jogos no Rio também interfere, mas não podemos esquecer que isso também gera grandes receitas para os clubes. E o torcedor guarda o seu dinheiro para as partidas de maior apelo - disse Patrícia Amorim.

MAIS: Oito jogos envolvendo grandes terminaram com público inferior a mil pagantes

Nesta temporada, muitos horários acabaram por confundir e dificultar a presença de torcedores. Muitos jogos ocorreram às 19h30, horário em que muitas pessoas ainda estão saindo do trabalho. Houve jogos ainda às 18h30 e 21h50 às quintas-feiras. O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, também atentou para o fato da TV transmitir jogos que ocorrem no Rio.

- Acredito que o horário dos jogos tem de ser discutido. E poderia ser revista também a transmissão ao vivo para a cidade onde a partida está acontecendo. Antigamente, o Fluminense ia jogar em Campos contra o Americano e esse era o jogo transmitido. Hoje, a maioria dos jogos que passam na TV aberta ocorrem no Maracanã ou no Engenhão - disse Assumpção, pedindo ajuda aos clubes pequenos:

- Não dá para você jogar com um público de 2.200 pessoas numa rodada dupla (aconteceu na segunda rodada da Taça Rio, no Engenhão, com Tigres x Fluminense e Botafogo x Duque de Caxias). No ano passado, a fórmula foi essa e a média de público não foi tão baixa. Temos que ver quais fatores estão influenciando para isso. Não adianta sucatear os clubes pequenos. Seria preciso melhorar a Segunda Divisão.

O vice-presidente de futebol do Fluminense, Alcides Antunes, que também faz parte da atual diretoria da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, acredita que o Estadual está bom com 16 clubes e serve como preparação para os grandes no início da temporada.

- O período de preparação é curto depois das férias, os jogadores demoram muito a alcançar a sua forma física ideal. O Estadual, no início, nos ajuda a aprimorar a condição do time para chegarmos 100% nas semifinais, que são partidas decisivas - argumenta o dirigente tricolor.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, propõe um amplo debate, envolvendo Federação, imprensa, clubes e a TV detentora dos direitos de transmissão para resolver os problemas que estão influenciando no baixo comparecimento de público aos estádios.

- O problema não é o preço, tanto é que o Carioca é apenas o nono no ranking de ingressos mais caros. Mas é preciso reavaliar tudo isso, fazer uma discussão aberta. Por exemplo, esse horário de 21h50 é complicado. São muitas partidas, então o torcedor precisa desembolsar mais dinheiro para ver seu time... Temos que estar em sintonia. Se for melhor 12, temos que explicar porque é melhor 12. Se for melhor 16, idem. Se forem oito clubes, a mesma coisa - disse Roberto.

POSIÇÃO DA FERJ

Por intermédio de sua assessoria de imprensa, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) explicou que o regulamento é feito em comum acordo por todos os clubes e que se houver uma discussão para a redução do número de clubes a Ferj estará à disposição. Vale ressaltar que, se alguma alteração for feita neste sentido, ela só ocorreria para o Estadual de 2012, já que na edição do ano que vem não há mais como alterar o regulamento.

Fonte: Lancenet!
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150