As obras que forem feitas pela prefeitura para as Olimpíadas de 2016 serão acompanhadas pelo prefeito Eduardo Paes num painel que ele promete instalar em seu gabinete. As cores verde, amarelo e vermelho indicarão o andamento de cada uma das frentes de trabalho, entre elas as de implantação de corredores expressos para ônibus (Bus Rapid Transit, ou BRTs).
O governador Sérgio Cabral esclareceu nesta terça-feira, em entrevista à rádio CBN, que, ao falar em investimentos da ordem de US$ 50 bilhões (cerca de R$ 90 bilhões) no Rio por conta dos Jogos, nos próximos três a cinco anos, estava se referindo a todos os grandes projetos com recursos públicos e privados em andamento no estado, como o Complexo Petroquímico (Comperj), em Itaboraí; o Arco Rodoviário; as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em favelas do Rio; os investimentos da Companhia Siderúrgia do Atlântico (CSA), em Santa Cruz; as obras de saneamento dos governos federal, estadual e municipal no Rio; as linhas 3 (Niterói-São Gonçalo) e 4 do metrô (Barra-Zona Sul); a compra de trens para a SuperVia; as obras da usina nuclear de Angra e os corredores expressos para ônibus.
- O que eu quis dizer é que temos uma agenda de investimentos muito significativa, que o ambiente de negócios é cada vez mais positivo e que as Olimpíadas vão atrair cada vez mais investimentos - disse.
Nesta sexta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) vai decidir sobre a inclusão ou não de mais duas modalidades esportivas - rúgbi e golfe - às 26 inicialmente previstas nos Jogos de 2016 no Rio. De acordo com o secretário-geral do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Roberto Osório, as competições de rúgbi aconteceriam no estádio do Vasco da Gama, em São Januário; e as de golfe, no Itanhangá ou no Gávea Golf Club, cabendo à federação internacional do esporte bater o martelo, depois de vistoria nas instalações.
Osório disse também que está assegurada a realização de jogos de futebol em quatro estádios fora do Rio: Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador) e Morumbi (São Paulo).