São Paulo - Depois de encerrada a quinta rodada dos oito grupos da Libertadores, 11 dos 16 times que disputarão as oitavas de final do torneio já são conhecidos. Na quarta-feira, Corinthians, Boca Juniors, Cruz Azul e Vélez Sarsfield garantiram vaga. Fluminense, Lanús (ARG), Unión Española (CHI), Vasco, Libertad (PAR), Atlético Nacional (COL) e Universidad de Chile já estavam garantidos.
Das cinco vagas restantes, Santos e Internacional, líder e vice-líder do grupo 1, são aqueles com situação mais confortável. O time paulista precisa de um empate contra o Strongest (BOL), quinta-feira, dia 19, na Vila Belmiro, e o Internacional de uma vitória contra o Juan Aurich (PER). Uma vitória do Santos classifica o Inter independente do seu resultado no Peru.
Leia também: Boca Juniors devolve derrota para o Flu, que perde 1º lugar geral
Uma outra vaga em aberto está no grupo 2, do Flamengo. Com o Lanús classificado, Olimpia (PAR) e Emelec (EQU) disputam o segundo lugar em Assunção nesta quinta-feira. Quem vencer se classifica. O Flamengo torce por um empate no Paraguai. O resultado é o único que dá chances ao time carioca, que precisa vencer o Lanús no Engenhão. As duas partidas começam às 19h30.
Como no grupo 2, a segunda vaga do grupo 3 poderá ser decidida num confronto direto. Terça-feira, dia 17, o Bolívar recebe o Universidad Católica na Bolívia. Com sete, os bolivianos jogam por um empate, já que os chilenos têm seis. O Unión Española já é o líder do grupo.