Fernando Prass, Elder Granja, Fernando, Thiago Martinelli e Márcio Careca; Nilton, Léo Gago, Philippe Coutinho e Carlos Alberto; Dodô e Elton. No início deste ano, com todos os reforços, este era considerado o time ideal do Vasco. Mas, ao término dele, muitas mudanças aconteceram. Nomes tidos como as grandes apostas não emplacaram. Pior ainda, a grande maioria dos contratados já deixou o clube. Dos reforços de janeiro, apenas Rafael Carioca, que começou o ano no banco de reservas, termina como titular. A situação evidencia que o perfil das contratações para 2011 terá de ser outro.
A única certeza até o momento é a de que o Vasco vai largar em 2011 com um panorama melhor do que o deste ano. Os reforços que deram certo chegaram no decorrer da temporada, e todos têm contrato até, pelo menos, o meio do ano que vem. A base sólida do grupo está formada, e os reforços serão apenas pontuais.
Rodrigo Caetano e PC Gusmão ainda não confirmaram a permanência no próximo ano, mas, mesmo assim, já trabalham no planejamento. Segundo o treinador, os grandes nomes não podem ser a prioridade para 2011. PC lembrou que a diretoria precisa manter o equilíbrio financeiro, para evitar justamente os seguidos problemas de atraso salarial com os quais o Vasco ainda convive.
O clube precisa estar pronto para honrar seus compromissos. As contratações terão de ser certas e, dessa maneira, vamos ter um time equilibrado e com o pé no chão. Não pode prometer mundos e fundos e não honrar depois. O equilíbrio no orçamento precisa ser a prioridade, afirmou.
Segundo PC, o fato de contratar bastante e, no fim, não aproveitar o que se esperava faz parte do futebol. Há sempre esse risco. Ninguém contrata pensando que não vai dar certo. O importante é que quem chegar vai ter de se adequar ao perfil do clube. Terá de somar taticamente, tecnicamente e fisicamente.
O Vasco firmou uma parceria com a empresa Lonier Eventos para a cessão de um local para treinamentos em 2011, localizado em Vargem Pequena.
Elton diz que prioridade é seguir no Sporting Braga
Um dos titulares no início do ano, Elton ainda tem mais seis meses de contrato de empréstimo com o Sporting Braga. Apesar de o Vasco querer seu retorno, o atacante já avisou que pretende continuar por lá.