Futebol

Com golaço de Léo Gago, Vasco bate Timão-PR e fica perto da próxima fase

O Vasco superou as péssimas condições do esburacado gramado do Durival de Brito, em Curitiba, e venceu o Corinthians-PR por 1 a 0, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Graças a um golaço de Léo Gago, de falta, o Gigante da Colina superou o rival, que contou com o apoio dos torcedores do Paraná, do Atlético-PR e do Coritiba para tentar superar o time carioca. A grande atuação de Carlos Alberto, que comandou as principais ações da equipe e foi caçado em campo, também chamou a atenção no confronto.

O jogo de volta, no Rio de Janeiro, será no dia 21, no feriado de Tiradentes, em São Januário. O Vasco precisa de um empate para chegar às quartas de final da Copa do Brasil. O Corinthians necessita de uma vitória por qualquer placar. O clube que garantir a vaga na próxima fase do torneio vai encarar o vencedor do confronto entre Vitórias e Goiás.

Vasco tem gol mal anulado na etapa inicial

O primeiro tempo foi equilibrado no Durival Brito. A arquibancada estava dividida. De um lado, os vascaínos. Nas sociais do estádio, os torcedores do Paraná, do Coritiba, do Atlético-PR e até mesmo do Corinthians paulista se juntaram para torcer pelo Timão paranaense. A cada marcação equivocada do árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias, vaias e hostilidade de ambos os lados.

O Vasco mostrava a velha dependência das boas atuações de Carlos Alberto, que estava muito bem na partida e era o principal alvo das sucessivas faltas dos rivais paranaenses. A primeira chance clara do Gigante da Colina aconteceu aos 16 minutos. Fágner cruzou da direita para o capitão, que se atirou na bola. O camisa 19 acertou a cabeçada e a bola estourou no travessão de Colombo.

A resposta do Corinthians foi imediata. No minuto seguinte, Bruno Batata fez ótima jogada pela esquerda e cruzou. No momento da conclusão, Rodrigo Crasso e Willian se enrolaram e a finalização acabou saindo por cima do travessão de Fernando Prass. Carlos Alberto seguiu sofrendo faltas e minando os adversário. Em uma delas, o lateral-direito Thiago Araújo levou o cartão amarelo.

E era justamente na sequência de faltas dos paranaenses que o Vasco buscava o seu gol. Aos 32, Léo Gago soltou a bomba da intermediária e Colombo espalmou para escanteio. Na cobrança, Thiago Martineilli subiu mais do que a zaga do Corinthians e cabeceou para o gol. Em cima da linha, Willian salvou os donos da casa.

O Vasco ainda teve um gol mal anulado pelo árbitro. Aos 39, Coutinho lançou Elton dentro da área. O jogador tocou por cima do goleiro Colombo e abriu o marcador. A bandeira Neuza Inês Back marcou impedimento, e o atacante vascaíno ainda foi advertido com o cartão amarelo (veja o lance no vídeo acima).

Tombo do bandeirinha e golaço de Léo Gago marcam a etapa final

O segundo tempo seguiu da mesma maneira que se encerrou a etapa inicial. O Vasco tocava a bola buscando uma brecha na defesa adversária. Já o Corinthians só se arriscava nos contra-ataques. O primeiro lance de perigo do Gigante da Colina foi novamente com Carlos Alberto. Aos 12, Ramon cruzou da esquerda para o capitão. Sozinho, ele cabeceou por cima do gol, tirando tinta da trave do goleiro Colombo.

Após ver o Vasco dominar as ações nos primeiros 15 minutos da etapa final, o Corinthians resolveu se atirar ao ataque. Thiago Araújo arriscou de fora da área e a bola passou raspando o gol de Fernando Prass. Na sequência, um lance no mínimo insusitado. O Gigante da Colina puxava um contra-ataque com Carlos Alberto, que lançou o impedido Coutinho. Na hora de assinalar o lance, o bandeira Jossemar José Diniz Moutinho escorregou e caiu sentado na lateral do Durival de Brito, arrancando gargalhadas das arquibancadas (assista ao vídeo acima).

E em mais uma falta sobre o capitão Carlos Alberto na entrada da área, o gol do Vasco acabou saindo. Aos 22 minutos, Léo Gago soltou a bomba da entrada da área e marcou: 1 a 0. Após abrir a vantagem no marcador, o Corinthians acordou para a partida e passou a assustar o Gigante da Colina. Aos 29, Thiago Araújo cobrou falta da entrada da intermediária e Fernando Prass fez uma ótima defesa, espalmando para escanteio.

O Vasco quase ampliou o placar com um outro golaço, aos 32. Ramon cruzou no peito de Elton. O atacante girou em cima do zagueiro e acertou uma bomba de canhota. A bola passou rente à trave de Colombo. A partir daí, o Gigante da Colina, que não fez uma alteração sequer durante os 90 minutos, passou a tocar a bola e segurou a vitória fora de casa.

Ficha técnica:

CORINTHIANS-PR 0 X 1 VASCO
Colombo, Élton, Leandro e Peixoto; Thiago Araújo (Saimon), Renan, Cícero, Willian e Rodrigo Crasso (Andrezinho); Bruno Batata e Cristiano. Fernando Prass, Fágner, Thiago Martinelli, Titi e Ramon; Nilton, Rafael Carioca, Léo Gago e Philippe Coutinho; Carlos Alberto e Elton.
Técnico: Lio Evaristo. Técnico: Gaúcho.
Gols: Léo Gago, aos 22 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Élton, Thiago Araújo, Renan, Willian, Cícero (Corinthians-PR); Elton, Titi, Nilton (Vasco).
Estádio: Durival de Brito, em Curitiba (PR). Data: 14/04/2010. Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE). Auxiliares: Jossemar José Diniz Moutinho (PE) e Neuza Inês Back (PE). Público: 1.249 pagantes. Renda: R$ 34.900,00

Fonte: ge
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Fortaleza Fortaleza 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Domingo, 01/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (39,66%)
Empates 17 (29,31%)
Derrotas 18 (31,03%)
Total 58
Gols
Marcados 75 (50,00%)
Sofrido 75 (50,00%)
Total 150
Saldo 0
Cartões
Amarelos 147 (91,88%)
Vermelhos 13 (8,13%)
Total 160