Além do futebol coletivo e das qualidades individuais, o Vasco versão 2012 vem conquistando respeito em dimensão que não tinha na temporada passada, mesmo durante o Brasileirão. Esse é o sentimento dos jogadores, que sabem que atingiram um nível que já assusta os rivais. A liderança com 100% de aproveitamento é reflexo disso, com vitórias dentro e fora de casa nas quatro primeiras rodadas. Para não deixar a bola cair, Diego Souza planeja estender a arrancada se aproveitando da postura retraída dos times na competição.
- Quando alguém vai enfrentar o Vasco, sabe da dificuldade que encontrará pela frente. Tudo o que temos feito, pelos jogos e sequência, mostra ao adversário que vamos firme. No ano passado, quando começamos a vencer, com o título da Copa do Brasil, mostrando poder de reação, a partir dali já começou a mudar muita coisa. Mantivemos a pegada no Brasileirão. Vamos ganhando moral e respeito, como agora e tudo acontece naturalmente - frisou o meia.
Com a tese de que é mais desgastante correr atrás no fim, o grupo espera não largar a ponta.
- Vamos buscar o tempo inteiro esses pontos agora. Cada três que conquistamos nesse início são os mesmos do final. Vivendo a cada jogo, com uma sequência boa e não vamos parar por aqui, ninguém quer se acomodar. Quem abre, sempre leva vantagem porque correr atrás depois é difícil. Temos de manter esse mesmo nível de jogo - pediu.
Maior referência recente é o Corinthians, que venceu nove das dez primeiras partidas em 2011 e se mantevr regular até as rodadas decisivas, quando tinha vantagem sobre o próprio Vasco e levou o pentacampeonato nacional, justamente o que busca o Cruz-maltino.
- Tirar o exemplo do Corinthians é importante, sim. Temos que ter objetivos como esse. Vai ser importante chegarmos a 15 pontos logo nesse início - acredita o zagueiro Dedé.
O Vasco encara o Palmeiras no domingo, em Barueri, pela quinta rodada.