Menino dos olhos do torcedor vascaíno, Andrey é um volante que se notabiliza pela impressionante capacidade de organizar e distribuir o jogo, qualidade nos passes e na marcação e maturidade com apenas 18 anos. Uma outra faceta, no entanto, vem chamando a atenção. Apesar de sua posição, o jovem tem faro de gol. Os números provam isso. O último foi marcado na vitória sobre o Náutico.
Foram seis gols em 30 jogos com a camisa do Vasco. Andrey, que praticamente não entrou em campo no Campeonato Carioca (apenas 26 minutos) e virou titular na 4ª rodada da Série B, é o vice-artilheiro do time na competição, atrás apenas de Raniel e à frente de Nenê. Na temporada fica atrás somente da dupla.
O número impressiona ainda mais se comparado com os de outras grandes revelações do Vasco na década. Com menos jogos, superou o número de gols com a camisa do Vasco de crias como Philippe Coutinho e Talles Magno, jogadores de linha de frente, que jogam no ataque. E Andrey está a um gol de se igualar a Paulinho, hoje no Bayer Leverkusen.
Gols das revelações mais badaladas do Vasco
Na Série B, Andrey disputou 25 jogos, esteve em campo por 2.146 minutos e marcou seis gols. O volante ainda marcou outros três gols na temporada, pelo time sub-20, na Copinha.
Dos seis gols marcados por Andrey, três foram com assistências de Nenê. Palácios também deu passe para um gol do volante. Foram três gols com o pé direito de dentro da área, dois de fora da área e um de cabeça.
Confira os 6 gols de Andrey pelo Vasco:
O primeiro gol de Andrey aconteceu em 7 de junho, no Arruda, no Recife. E foi uma pintura. O volante arrancou do meio de campo, tabelou com Nenê, invadiu a área e bateu cruzado. Belo cartão de visita.
Andrey fez dois gols contra o CRB, em 28 de julho, em São Januário. A partida marcava a reestreia de Emílio Faro após a demissão de Maurício Souza. O jogo tinha uma carga de tensão, uma vez que o Vasco vinha de derrota para o Vila Nova. Mas Andrey mudou o cenário logo no inicio da partida. Aos 3 minutos, marcou de cabeça, após escanteio cobrado por Nenê. Aliás, o volante tem se mostrado um bom cabeceador. Quase marcou outro contra o Grêmio, mas o goleiro Brenno impediu.
No segundo tempo ele fez mais um. Após Raniel ser desarmado na área, Andrey roubou a bola do defensor do CRB e chutou cruzado para ampliar.
Contra o Tombense, em 13 de agosto, em São Januário, Andrey marcou novamente dois gols. O primeiro em mais uma assistência de Nenê. O camisa 10 recebeu um belo passe de Marlon Gomes e cruzou na medida para Andrey na área.
O segundo foi de fora da área. Eguinaldo roubou a bola no meio de campo, arrancou e tocou para Palácios. Com um toque, o chileno deixou na medida para Andrey chutar de primeira.
Andrey marcou seu sexto gol pelo Vasco na última sexta, na goleada por 4 a 1 sobre o Náutico, em São Januário. Ele fez o terceiro do time. No lance, Marlon Gomes chutou, e o goleiro defendeu. Eguinaldo tentou a sobra, mas furou. A bola sobrou fora da área para Andrey, que pegou de primeira. O chute desviou e enganou o goleiro.