Após mais de um mês, o Vasco reencontrou o caminho das vitórias e conquistou três pontos preciosos na luta contra o rebaixamento. Com o triunfo sobre o Grêmio, em São Januário, o time cruzmaltino chegou a 12 pontos na 19ª colocação e passou de 84,8% para 77,2% de chances de cair para a segunda divisão nacional, segundo a Bola de Cristal do Brasileirão.
A Bola de Cristal é uma ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com o Departamento de Matemática da UFMG que analisa as estatísticas dos confrontos pelo Brasileirão, além de apontar as probabilidades de título, classificação para a Libertadores e a Copa Sul-Americana, e de rebaixamento de todos os clubes.
Entre os concorrentes diretos do Vasco, o América-MG é o clube que tem a pior probabilidade de escapar do rebaixamento, com 83%. Seguem a lista o Coritiba (69,6%), o Santos (46,7%), o Bahia (37,5%) e o Goiás (30,9%).
Além dos times que possuem mais 30% de chances de serem rebaixados, a Bola de Cristal aponta duas equipes que estão vendo o perigo ainda distante, mas começam a ficar preocupadas. A probabilidade do Corinthians e o Fortaleza de estarem entre as quatro últimas posições ao final da competição é de 14% e 11,5%, respectivamente.
As probabilidades de rebaixamento dos demais times são menores que 10%. Além disso, o Botafogo, líder da competição com 44 pontos, é a única equipe que não tem mais chances matemáticas de terminar a competição entre os quatro últimos colocados.