Conhecido por seu vigor físico e pela liderança dentro de campo, o ex-cabeça-de-área do Vasco, Alcir Portela é um dos mais entusiasmados em ver o Vasco disputar um título inédito para o clube, a Copa do Brasil. Ainda mais se for contra o Flamengo. \"Vencer o Flamengo não tem coisa melhor ainda mais valendo um título tão importante para nós. Não tem nada igual. É melhor que ganhar a Copa do Mundo\", declarou o atual supervisor das categorias junior e juvenis do clube cruzmaltino.
A confiança é plena no elenco atual do Vasco em conquistar da Copa do Brasil: \"Tenho certeza de que o Vasco fará grandea jogos. A possibilidade de vencer é muito grande. O time está muito bem e a comissão técnica, muito empenhada. Estou confiante na vitória e torcendo para ganharmos o título\".
Acostumado a observar os novos talentos, Alcir destaca como promissores na carreira, jogadores como Ygor e Diego. \"A qualidade deles é muito boa. Eles têm futuro garantido e o presente também, claro\", brincou. Na opinião do ex-jogador, o apoiador Morais também é uma jovem aposta: \"Ele é uma bela promessa para o futebol, aliás, para o Vasco já é uma realidade\", disse.
Zico - Já no final de sua carreira, Alcir teve a oportunidade de enfrentar o \"Galinho de Quintino\", ainda jovem iniciante no futebol do Flamengo. \"Não era só o Zico que era bom. Na época dele surgiram grandes jogadores. Mas ele sempre me dava trabalho. Procurava estar atento à marcação em cima dele. Eu sabia que aquele jovem seria um grande craque do nosso futebol\", contou.
História- Como todo apaixonado pelo Vasco, Alcir não esquece a rivalidade entre os dois times. \"É sempre inesquecível, independentemente de ser uma decisão. Foram grandes jogos. É muito bom lembrar\", conta o jogador em um tom saudosista. Campeão brasileiro pelo clube e capitão do time, em 1974, Alcir foi o responsável pelo ganhar o primeiro título nacional do Vasco: \"Foi maravilhoso. Inesquecível!\".
O jogador foi um dos responsáveis pelo gol da vitória, ao lançar a bola para Jorginho Carvoeiro marcar o gol de desempate, aos 36 minutos do segundo tempo na decisão contra o Cruzeiro.
Depois da conquista, uma das partidas mais importantes para Alcir foi a decisão do terceiro turno do Carioca, em 7 de agosto de 1975, com mais de 125 mil torcedores no Maracanã: \"Para mim foi o gol do Moisés, que era zagueiro, mas naquela partida contra o Flamengo, jogou como lateral-esquerdo. Ele fez o gol que nos deu a vitória e o título\".
Alcir foi o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do Vasco na história. Foram 508 jogos e 36 gols pelo clube. Dedicação essa que o cabeça-de-área não esquece jamais: \"Para mim sempre foi importante defender o Vasco em qualquer situação. Fui criado em São Januário, são mais de 40 anos de dedicação ao Vasco. Passo mais tempo aqui (no clube) do que em casa\".
Perfil
Apelido: Alcir Portela
Nome: Alcir Pinto Portela
Data de Nascimento: 9/05/1944
Posição: Cabeça-de-área
Naturalidade:Rio de Janeiro (RJ)
Total de títulos: 3