Quatro pontos separam os dois rivais cariocas na classificação do Campeonato Brasileiro. O Vasco, quarto colocado, está na zona de classificação para a Taça Libertadores de 2013. Uma posição abaixo, o Botafogo luta para voltar ao torneio, que não disputa desde 1996.
Para o comentarista da Rádio CBN Carlos Eduardo Éboli, apesar da desvantagem na classificação, a equipe da Estrela Solitária é favorita na luta pela vaga.
- Eu hoje vejo mais o Botafogo brigando pela Libertadores que o Vasco. O Botafogo tem mais possibilidades técnicas e de elenco para arrancar e buscar a vaga na Libertadores que o Vasco - afirmou Carlos Eduardo Éboli, no \"Redação SporTV\".
Na opinião do comentarista, a chegada de Seedorf mudou o time alvinegro e as revelações surgidas no clube eeste ano, como o zagueiro Dória e o volante Jadson, fizeram o Botafogo arrancar na competição.
- O Seedorf já está mais bem adaptado, já engrenou, já teve ótimas atuações, principalmente contra o Cruzeiro. O Seedorf faz muita falta ao Botafogo. Contra o Inter, faltou a referência e o equilíbrio que ele dá ao meio de campo. O Botafogo começa a sentir quando o Seedorf não está presente. Principalmente, junto com a garotada, que está sendo bem lançada pelo Oswaldo de Oliveira. É a sintonia de experiência e garotada o segredo do Botafogo.
Neste domingo, os dois times atuam fora de casa. O Vasco enfrenta o Cruzeiro, no estádio Melão, em Varginha, às 16h (de Brasília). Já o Botafogo duela com a Ponte Preta, às 18h30m, no Moisés Lucarelli, em Campinas.