A situação do técnico Rafael Paiva está cada vez mais complicada no comando do Vasco. A sequência de resultados negativos no Campeonato Brasileiro e as atuações ruins já pesavam contra o treinador. E o cenário ficou ainda pior após a declaração dada sobre a torcida do Vasco depois da derrota para o Internacional, na última quinta-feira, em São Januário.
Rafael Paiva até pediu desculpas por citar a torcida do Vasco como “a que mais vaia jogadores no Brasil”, mas a declaração já havia estremecido ainda mais a relação com os vascaínos, que terminaram a partida contra o Inter vaiando e xingando o treinador.
A declaração de Rafael Paiva também não caiu bem dentro da diretoria do Vasco. No entanto, não foi esta fala do técnico que vai definir o futuro de Paiva no clube.
A diretoria da SAF do Vasco, comandada por Pedrinho, já vinha avaliando negativamente o trabalho de Rafael Paiva. Depois de um bom começo de passagem no clube, tirando o Cruz-Maltino da parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro e também levando o time até a semifinal da Copa do Brasil, Paiva não conseguiu manter os bons resultados.
Mais do que isso. Além de ter apenas duas vitórias nos últimos 13 jogos, o desempenho ruim da equipe e algumas escolhas de Rafael Paiva também têm sido levadas em consideração para avaliar a possibilidade do técnico seguir no cargo em 2025.
Em recente entrevista coletiva, o presidente Pedrinho afirmou que a situação de Rafael Paiva seria avaliada após o fim do Campeonato Brasileiro. No entanto, agora, a 4 rodadas do fim da competição, a possibilidade de Paiva seguir no comando do time na próxima temporada é quase nula.
Ainda que o Vasco arranque uma vaga na Copa Libertadores em um possível G8 ou G9, Rafael Paiva dificilmente segue no clube. O Vasco deve buscar um técnico mais experiente para a próxima temporada. A informação sobre a situação de Rafael Paiva no Vasco foi dada inicialmente pelo ge e confirmada pela Trivela.
Coletiva de Paiva já teve tom de despedida
Na última quinta-feira (21), após a derrota contra o Internacional, a coletiva do técnico Rafael Paiva já teve um momento em tom de despedida. Ao falar sobre a cobrança da torcida do Vasco, o treinador deu indícios de que a sua trajetória no clube pode estar mesmo perto do fim.
— Sou extremamente grato ao Vasco por tudo que me proporcionou, pelo que sou hoje, por 34 jogos na Série A do Brasileiro. Independente do que aconteça, do que a torcida canalize em mim, vou sempre ser grato ao Vasco e tudo que aconteceu aqui
O que Rafael Paiva falou sobre a torcida do Vasco
Ao comentar sobre as vaias que recebeu da torcida do Vasco e os protestos contra alguns jogadores do time, como o zagueiro Léo e o meia Galdames, após a partida contra o Internacional, o técnico Rafael Paiva disse que “não vê torcida vaiar mais jogador do que a torcida do Vasco”.
O treinador ainda classificou as vaias para Léo e Galdames como “injustas” e até citou o ídolo Roberto Dinamite para tentar explicar a cobrança da torcida do Vasco.
— O Vasco já vaiou o Dinamite, quem sou eu para achar que não vou ser vaiado? Faz parte da profissão. Enquanto estiver aqui vou tentar levar a equipe para o melhor lugar possível. A gente acredita numa Libertadores, num G7, num G8 ou G9.