A comitiva da 777 Partiners encerrou a agenda do primeiro dia no Rio de Janeiro com ida ao CT Moacyr Barbosa, onde Josh Wander e companhia se encontraram com os jogadores do elenco principal. As visitas às instalações do Vasco na Cidade de Deus e em Duque de Caxias (no CT da base) renderam debate sobre os projetos de reforma e ampliação dos centros de treinamentos e também uma apresentação sobre as necessidades de reforçar o time profissional para a Série B.
O encontro com o grupo rendeu ainda uma tentativa de driblar as dificuldades do idioma. Alguns atletas se arriscaram no inglês. Até domingo, continuarão no Rio em compromissos prévios à constituição da SAF.
Reformas podem começar esse ano
O Vasco preparou uma estrutura diferenciada para receber os americanos no CT Moacyr Barbosa. Além de visitarem as instalações, os executivos da 777 tiveram acesso a imagens aéreas do espaço em tempo real, com um drone sendo direcionado a pedido dos empresários.
A ampliação dos dois centros de treinamentos do Vasco está no pré-acordo assinado entre o clube e a 777 Partners. No CT do elenco profissional, por exemplo, há apenas dois dos sete campos de futebol previstos prontos. Com muita coisa ainda a ser feita, Josh Wander sinalizou que, caso a venda da SAF seja concretizada, ele pretende começar as obras ainda em 2022.
Uma das possibilidades levantadas pela cúpula da 777 na reunião foi levar a sede da SAF para dentro do CT Moacyr Barbosa. A criação de um espaço administrativo no local demandaria uma mudança no projeto de ampliação elaborado pelo clube.
A apresentação do projeto de reforma e ampliação foi feita por Pedro Seixas, vice-presidente de Projetos Especiais do Vasco. Hoje, o clube tem cinco locais de treinamento: CT Moacyr Barbosa (profissional); São Januário, Artsul e CT da Base Forte (base); além da Vila Olímpica de Caxias (feminino). Com a expansão dos centros de treinamentos na Cidade de Deus e em Duque de Caxias, a ideia é concentrar todas as atividades do futebol nos dois espaços.
Carências do elenco
Em um outro momento, os americanos assistiram às apresentações dos departamentos de futebol. Carlos Brazil, gerente do futebol profissional, Rodrigo Dias, gerente geral da base, Raphael Milenas, diretor do futebol feminino, e Cláudio Cardoso, membro do Comitê do Futebol, responderam às dúvidas de Josh.
Carlos Brazil aproveitou a oportunidade para falar sobre as carências do elenco principal para a disputa da Série B, que terá início no dia 9 de abril. Os sócios da 777 se dispuseram a ajudar, e o assunto deve ser desenvolvido com o grupo de futebol da empresa americana, que deixou as portas abertas para debater sobre a possibilidade de reforçar o Vasco antes da conclusão do negócio.
Os americanos estiveram no CT Moacyr Barbosa em dois momentos. Conheceram a estrutura física e de gestão dos departamentos pela manhã, almoçaram no local, foram a Caxias e retornaram à tarde, a pedido de Josh, para a Cidade de Deus - ele não teve a chance de se encontrar com todo o elenco no início do dia, já que o time se reapresentou mais tarde devido ao jogo da noite anterior, contra o Flamengo.
Nenê foi o porta-voz do elenco no encontro e quem mais conversou com Josh, que recebeu das mãos do meia-atacante a nova camisa branca do Vasco autografada por todos os jogadores. Se o veterano falou mais, outros atletas se arriscaram no inglês com saudações e agradecimentos ao executivo. O empresário explicou a estratégia da 777, enquanto o presidente Jorge Salgado esclareceu as linhas gerais da proposta feita pelo grupo americano.
- O futebol é o centro da nossa parceria com a 777 Partners. E os jogadores vão perceber, à medida que as coisas avançarem, melhorias na infraestrutura e na resolução de todos as questões que ainda possam estar pendentes - afirmou Salgado à VascoTV.
Encontro com o prefeito e reuniões burocráticas
A agenda dos americanos continua nesta sexta-feira com uma série de reuniões no Vasco, onde será falado sobre números, dados, auditoria e todo o processo burocrático com pessoas das áreas financeira, jurídica e administrativa do clube.
No horário do almoço, Josh Wander e os executivos se encontrarão com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no Palácio da Cidade. O político fez questão de receber os americanos, que vão informar sobre os investimentos que pretendem fazer. Uma das pautas será justamente a ampliação do CT Moacyr Barbosa, já que o terreno na Cidade de Deus foi cedido pela prefeitura.
A visita do grupo americano termina no domingo. Eles devem deixar o Rio de Janeiro após assistirem ao clássico contra o Flamengo, no Maracanã, válido pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca. Na ida, o rival rubro-negro venceu por 1 a 0.