Futebol

Como o VAR analisou o segundo gol de Vegetti contra o Sport

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as imagens e o áudio do VAR no lance do segundo gol do Vasco sobre o Sport, em partida disputada neste sábado, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, que terminou 3 a 1 para os cariocas. Os rubro-negros pediram falta de Vegetti em Lucas Cunha, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio validou o gol, mesmo após a consulta ao vídeo.

A gravação divulgada pela CBF mostra que apenas uma opção de imagem foi analisada pelos responsáveis pelo VAR, liderados por Caio Max Augusto Vieira, e mostrada ao árbitro na revisão no campo.

Os áudios da discussão da arbitragem mostram que eles não viram o movimento com a mão de Vegetti, que atinge Lucas Cunha. Eles analisam o contato embaixo, na área do quadril. Caio Max recomenda que Wilton vá ao vídeo olhar, porque "a cabine está dividida".

"Sugiro revisão no vídeo para você ver. A cabine está dividida aqui. É melhor você ver".

Enquanto vê o vídeo, Wilton conversa com a cabine. A ele é mostrada apenas uma opção de imagem. Acontece o seguinte diálogo:

- O contato é no quadril, tá? Não é em cima.

- Ele faz a carga embaixo?

- Em cima não tem não.

- O defensor é quem joga o corpo para trás.

Após analisar as imagens, Wilton confirma o gol, por entender que o impacto na área do quadril foi normal. Ao informar a decisão aos jogadores, ele fala:

"Briga por espaço. Em momento algum você disputa a bola, tá?", diz ele a Lucas Cunha e Lucas Lima.

Outro ângulo
Um outro ângulo, que não foi mostrado na revisão divulgada pela CBF, revela um contato da mão de Vegetti no rosto de Lucas Cunha (veja o vídeo acima).

Ao analisar o lance, o comentarista de arbitragem do SporTV, PC Oliveira, diz que houve falta, mas reforça que a imagem que mostra a ação com o braço de Vegetti não é analisada, nem mostrada para o árbitro de campo.

- O Caio Max não utilizou os melhores ângulos. Ele não apresentou o ângulo de trás do gol, que pega de frente - argumenta PC Oliveira.

- Pra mim, a falta se configura nessa ação do Vegetti no rosto do adversário - completa.

Ao mostra o vídeo do ângulo da câmera de trás do gol, o comentarista diz acreditar que a decisão de Wilton seria diferente.

- Se o Wilton tivesse visto essa imagem no monitor, ele teria mudado a decisão de campo de jogo. O VAR tem acesso a todos os ângulos. Essa imagem que a gente tem de trás do gol o VAR tinha na cabine e ele não utilizou.

Fonte: ge
  • Sábado, 12/04/2025 às 21h00
    Vasco Vasco 3
    Sport Sport 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 15/04/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Ceará Ceará
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Sábado, 19/04/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Pablo Vegetti 13
Jogos
Vitórias 9 (45,00%)
Empates 6 (30,00%)
Derrotas 5 (25,00%)
Total 20
Gols
Marcados 29 (59,18%)
Sofrido 20 (40,82%)
Total 49
Saldo 9
Cartões
Amarelos 45 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 45