Depois da derrota por 2 a 1 para o Grêmio no domingo, em Porto Alegre, o Vasco nunca esteve tão perto de sair da zona de classificação da Série B. A equipe, que está em quarto lugar, agora tem apenas um ponto de distância para o Londrina, o quinto.
O Vasco chegou a ter nove pontos de vantagem. A última vez foi ao fim da 17ª rodada, em julho, quando a equipe venceu o Criciúma fora de casa e assumiu a vice-liderança da competição - na ocasião o quinto colocado era o Sport. De lá para cá, essa gordura foi desaparecendo aos poucos.
O Vasco no momento tem 45 pontos contra 44 do Londrina. Ambos têm o mesmo número de vitórias (12), mas o time comandado por Jorginho leva vantagem no critério de desempate seguinte, que é o saldo de gols: 7 contra 3.
- Estamos no G-4 e temos o fator casa, mas precisamos melhorar fora. Tomamos dois gols em falhas nossas. A partir de hoje a responsabilidade é minha - garantiu o treinador vascaíno depois da derrota em Porto Alegre.
Da vitória sobre o Criciúma em diante, o Vasco foi a campo 12 vezes e sofreu sete derrotas, todas elas fora de casa. Os únicos triunfos foram contra CRB, Tombense e Guarani, os três em São Januário. Também houve dois empates como mandante (contra Chape e Ituano) nessa sequência.
A gordura do Vasco se perdeu da seguinte forma:
Vasco despenca no returno
O Vasco, que chegou a ostentar 14 rodadas de invencibilidade, viu seu rendimento cair já no fim do primeiro turno, mas o aproveitamento do returno é que vem complicando o time na competição. Com seis derrotas e três vitórias, o clube conquistou apenas 10 de 30 pontos disputados.
Na classificação do returno, o Vasco é o 15º colocado. Está na frente apenas de Novorizontino, Brusque, Náutico, Operário e Chape.
Entre os três melhores aproveitamentos do segundo turno, estão Ituano (66,6%) e Londrina (60%), justamente os dois clubes que brigam com o time de Jorginho por uma vaga no G-4. O Ituano está em sexto lugar, com 40 pontos - quatro atrás do Londrina e cinco do Vasco.