Futebol

Confia ocasião em que Seleção foi representada pelo Vasco

No último dia 18 de março, Pelé causou certa polêmica ao defender que o Corinthians seja a base da Seleção Brasileira. Nomes como os volantes Paulinho e Ralf, principalmente o primeiro, e o atacante Alexandre Pato foram figurinhas carimbadas nas convocações de Mano Menezes até pouco tempo, e o Rei do Futebol gostaria que Luiz Felipe Scolari parasse com as experiências e usasse a equipe como base, adicionando outros jogadores como Neymar.

Ser representada por um clube não é novidade para a Seleção. O Brasil usou por algumas vezes clubes com o uniforme canarinho para disputar amistosos e torneios. Embora apenas Palmeiras, Corinthians e Atlético-MG já tenham enviado elenco completo para representar o país, outros times já tiveram a oportunidade de formar a base da equipe nacional, alguns até com toda a formação titular da ocasião convocada para vestir verde e amarelo.

Confira abaixo algumas ocasiões em que clubes tiveram a honra de representar o Brasil.

Brasil x Suécia (1950)

Que clube representou o Brasil? Vasco

Quem foi o técnico? Flávio Costa

Escalação do Brasil no jogo: Barbosa, Augusto e Juvenal; Bauer, Danilo e Bigode; Maneca, Zizinho, Ademir Menezes, Jair da Rosa Pinto e Chico.

Sobre o jogo: O Expressinho da Vitória vascaíno foi a base da Seleção na fatídica Copa de 50, com cinco jogadores no time titular que protagonizou o Maracanazzo de 16 de julho, além do técnico Flávio Costa. O goleiro Barbosa, considerado o grande culpado pela derrota, era um dos representantes do time da Colina. O jogo do quadrangular final contra a Suécia, vencido pelo Brasil por 7×1, foi um dos que contou com maior número de cruz-maltinos na equipe, seis no total. Além de Barbosa, os outros eram o defensor Augusto, o meia Danilo e os atacantes Maneca, Ademir Menezes e Chico. Todos os gols do jogo foram marcados por atletas do Vasco, com quatro de Ademir, dois de Chico e um de Maneca. A mesma escalação foi usada na partida da primeira fase contra Iugoslávia. O meia Ely e o atacante Alfredo, também vascaínos, foram titulares nas partidas contra México e Suiça, respectivamente, mas nunca o número de representantes do clube superou seis em um só jogo naquela Copa.

Confira outros times que representaram a Seleção Brasileira

Brasil x Argentina (1956)

Que clube representou o Brasil? Internacional

Quem foi o técnico? Teté

Escalação do Brasil no jogo: Valdir, Florindo e Figueiró; Odorico, Oreco e Ênio Rodrigues; Luizinho Gaúcho, Bodinho, Larry, Ênio Andrade e Chinezinho.

Sobre o jogo: No Pan-Americano de 1956, disputado na Cidade do México, o Brasil foi representado por uma Seleção Gaúcha, cuja base era o Inter. No último jogo, contra a Argentina, empate de 2×2 e título canarinho por pontos corridos. Sete titulares na ocasião eram do Colorado, o defensor Florindo, os meias Odorico e Oreco e os atacantes Luizinho Gaúcho, Bodinho, Larry e Chinezinho. Este último abriu o placar do jogo, enquanto Ênio Andrade, do extinto Grêmio Esportivo Renner, marcou o outro tento canarinho.

————————————————————————————————————————————–

Brasil x Uruguai (1965)

Que clube representou o Brasil? Palmeiras

Quem foi o técnico? Filipo Nuñes

Escalação do Brasil no jogo: Valdir de Moraes (Picasso), Djalma Santos, Djalma Dias e Ferrari; Valdemar (Procópio) e Dudu (Zequinha); Julinho (Germano), Servílio, Tupãzinho (Ademar Pantera), Ademir da Guia e Rinaldo (Dario).

Sobre o jogo: O jogo marcou a inauguração do Mineirão no dia 7 de setembro de 1965, e toda a delegação brasileira foi composta por palmeirenses. Foi a primeira vez na história que o Brasil foi representado somente por um clube. Com craques do nível de Ademir da Guia, Julinho e a dupla de Djalmas na defesa, o selecionado Brasil/Palmeiras venceu por 3 a 0, com gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano. Como curiosidade, o técnico foi o argentino Filipo Nuñes, único estrangeiro a comandar uma Seleção Brasileira até hoje.

————————————————————————————————————————————–

Brasil x Arsenal-ING (1965)

Que clube representou o Brasil? Corinthians

Quem foi o técnico? Osvaldo Brandão

Escalação do Brasil no jogo: Marcial, Galhardo (Jair Marinho), Eduardo e Clóvis; Edson Cegonha e Dino Sani; Rivelino, Marcos, Flávio, Nei e Geraldo (Gilson Porto).

Sobre o jogo: O Brasil, representado pelo Corinthians e usando uniforme azul, perdeu por 2×0 pelos ingleses do Arsenal em amistoso no estádio Highbury, em Londres, em novembro de 1965. O clube paulista vivia jejum de 11 anos sem títulos e a fase era ruim. O técnico Osvaldo Brandão, por exemplo, ainda estava começando a lançar no time o jovem Rivelino, então com 19 anos. Apesar de contar com alguns outros nomes conhecidos no elenco, o Corinthians não foi capaz de segurar os adversários e saiu derrotado.

————————————————————————————————————————————–

Brasil x Argentina (1968)

Que clube representou o Brasil? Botafogo

Quem foi o técnico? Zagallo

Escalação do Brasil no jogo: Felix, Moreira (Murilo), Brito, Sebastião Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Gérson; Nado, Roberto Miranda (Ney Oliveira), Jairzinho e Paulo César Caju.

Sobre o jogo: Em 7 de agosto de 1968, o Brasil entrou em campo com um time quase todo formado por botafoguenses. Nada menos que oito jogadores representaram o Brasil na goleada de 4×1 no Maracanã. Todo o time do Botafogo foi convocado, além do técnico Zagallo, e apenas o goleiro Cao, o zagueiro Zé Carlos e o ponta Rogério não entraram em campo. Em seus lugares jogaram Felix (Fluminense), Brito (Vasco) e Nado (Vasco). Os gols foram marcados por Valtencir, Roberto, Paulo Cesar e Jairzinho. O flamenguista Murilo e o vascaíno Ney Oliveira entraram durante a partida.

————————————————————————————————————————————–

Brasil x Argentina (1968)

Que clube representou o Brasil? Cruzeiro

Quem foi o técnico? Zagallo

Escalação do Brasil no jogo: Raul Marcel, Pedro Paulo, Djalma Dias, Procópio e Oldair; Zé Carlos e Dirceu Lopes; Natal, Tostão, Evaldo e Rodrigues.

Sobre o jogo: Apenas quatro dias depois do Botafogo golear a Argentina, foi a vez do Cruzeiro formar a base da equipe canarinho novamente contra os hermanos, em 11 de agosto, no Mineirão. Eram nove titulares do time mineiro, reforçados pelo zagueiro Djalma Dias e o lateral-esquerdo Oldair, ambos do rival Atlético-MG. Dirceu Lopes, Evaldo e Rodrigues marcaram os gols da vitória apertada por 3×2.

————————————————————————————————————————————–

Brasil x Iugoslávia (1968)

Que clube representou o Brasil? Atlético-MG

Quem foi o técnico? Yustrich

Escalação do Brasil no jogo: Mussula, Vander, Normandes (Djalma Dias), Grapete e Décio Teixeira; Vanderlei Paiva, Amauri Horta e Lola; Vaguinho, Ronaldo e Tião (Caldeira).

Sobre o jogo: Em 19 de dezembro de 1968, o Atlético-MG representou a Seleção no Mineirão. O amistoso foi vencido pelo Brasil por 3×2, com gols de Vaguinho, Amauri Horta e Ronaldo, em grande virada após sair perdendo por 2×0.

————————————————————————————————————————————–

Brasil x França (1984)

Que clube representou o Brasil? Internacional

Quem foi o técnico? Jair Picerni

Escalação do Brasil no jogo: Gilmar Rinaldi, Ronaldo, Pinga, Mauro Galvão e André Luiz; Ademir Kaefer, Dunga, Tonho (Milton Cruz) e Gilmar Popoca; Kita (Chicão) e Silvinho.

Sobre o jogo: O Inter foi a base da Seleção nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Do time titular que perdeu a decisão para a França por 2×0, apenas o lateral-direito Ronaldo (Corinthians) e o meia Gilmar Popoca (Flamengo) não eram colorados. Além dos nove titulares, a equipe de Porto Alegre ainda tinha o lateral Luiz Carlos Winck, o meia Paulo Santos e o atacante Milton Cruz no elenco brasileiro.

Fonte: Yahoo Esporte Interativo
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165