Futebol

Confira análise da 10ª rodada do Brasileirão

Com o encerramento dos jogos desta quinta-feira, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, a maioria dos times passou da barreira da primeira metade do primeiro turno – as exceções são Santos, Ponte Preta, Atlético-MG e Náutico, que tiveram partidas adiadas. Nesta primeira parte do nacional, algumas surpresas começam a se consolidar na parte de cima da tabela, enquanto gigantes vão afundando na zona de rebaixamento.

Uma dessas surpresas é o Coritiba, que aparece na segunda posição. Depois da derrota por 4 a 1 para o Nacional-AM e a consequente eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, o Coxa colocou em dúvida a qualidade de seu time. Mas, comandado por Alex, candidato ao prêmio de craque do torneio até aqui, o time paranaense vem sobrando e, na quarta-feira, protagonizou a vitória mais emocionante da rodada ao bater a Ponte Preta por 5 a 3.

O Coritiba só perder para o Botafogo na tabela. Na noite de quinta-feira, o Glorioso venceu o Vitória por 2 a 0, com duas assistências de Seedorf, para assumir a ponta da classificação.

Em terceiro, um ponto atrás do Coritiba, mas com um jogo a mais, aparece o Bahia. O time chegou a ser apontado como candidato ao rebaixamento após as goleadas por 5 a 1 e 7 a 3 que sofreu para o rival Vitória no Campeonato Estadual. No entanto, após a vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, na quarta-feira, o tricolor se colocou no G-4 do nacional e já começa a sonhar com uma vaga na Libertadores.

A derrota deixou o Flamengo na zona de rebaixamento do Brasileiro, com dez pontos em dez jogos. Outro gigante em situação difícil é o São Paulo, que soma nove pontos após 11 partidas – seu compromisso pela décima rodada contra o lanterna Náutico foi adiado por conta da participação do Tricolor em torneios na Europa e na Ásia e terminou com vitória do Internacional por 1 a 0 no Morumbi.

Além de Flamengo e São Paulo, o Atlético-MG precisa abrir os olhos. Depois da derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR, na quarta-feira, o Galo aparece na 16ª colocação, a primeira fora do rebaixamento. É hora de deixar a Libertadores para trás e focar na recuperação.

A décima rodada ainda teve confrontos entre clubes importantes. No Maracanã, na quarta-feira, Fred marcou após perder pênalti na vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, que tirou a chance da Raposa assumir a liderança. No mesmo dia, no Pacaembu, o ataque do Corinthians enfim desencantou na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio.

No encerramento da rodada, na quinta-feira, o Vasco saiu na frente, mas o Goiás buscou o empate por 1 a 1. Um dia antes, Portuguesa e Criciúma empataram por 1 a 1.

A rodada ainda teve mais um jogo adiado: por conta do amistoso do Santos com o Barcelona, na Espanha, a partida contra o Internacional ainda tem sua data de realização indefinida.

Fonte: Lancenet!
  • Quarta-feira, 16/10/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbi
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147