EXCLUSIVO: Veja como se encontra o atual estado de conservação do Ginásio do Forninho
Na terceira e última série de reportagens feitas pelo CRVG Em Todos os Esportes/SuperVasco sobre o estado de conservação do patrimônio do Vasco, onde poderiam ser realizados treinamentos ou competições de esportes amadores, chegou a vez de mostrarmos o atual estado de conservação do Ginásio Antônio Soares Calçada, o antigo Ginásio II, ou então, mais conhecido como Forninho.
No ano de 2011, o Ginásio do Forninho foi palco de uma grande reforma, que modernizou o espaço e deu uma nova cara ao Ginásio. A intenção de utilização do Forninho era para treinamentos e partidas dos times das categorias de base de vôlei e basquete do Clube.
Para o vôlei, um excelente espaço, além do belíssimo trabalho realizado na modalidade, as atletas e comissões contam com todo o equipamento necessário para a realização do trabalho, sem sombras de dúvidas, o Ginásio foi um grande aliado a temporada excelente que a modalidade teve, levando jogadoras as seleções brasileira e carioca e disputando o título do Campeonato Estadual, diferentemente dos outros anos que apenas entramos no campeonato, sem expectativas de conquista.
Para o basquete existe um grande problema, um bom espaço para treinamento, mas o Ginásio é proibido pela Federação para a realização de partidas oficiais por dois motivos: falta de piso adequado e a falta da área de escape. O piso exigido pela Federação é de madeira, e a do Forninho é sintético, sendo assim, as partidas com mando Vascaíno tiveram que ser alocados na ABVRJ, já que o Forninho e nem o Ginásio Principal estão em condições de uso para partidas da modalidade.
Além do vôlei e basquete, o Vasco desde de 2010, ostenta os esportes paraolímpicos, dos grandes Clubes do Brasil, apenas Botafogo, Corinthians e Vasco têm programas paraolímpicos, e felizmente, o Vasco mantém as melhores condições possíveis. O Ginásio foi reformado já projetando esses esportes. Logo na entrada, existe a entrada específica para cadeirantes, por exemplo, e dentro da quadra, o Vasco faz um belíssimo trabalho no vôlei sentado (o Vasco também possui aulas de futebol de 7 para deficientes, mas em outro espaço), onde oferece as pessoas com deficiência aulas grátis e a oportunidade de disputar competições e até mesmo almejar um lugar nos Jogos Paraolímpicos de 2016 que acontecerão no Rio de Janeiro.
O que se pode questionar no Ginásio Antônio Soares Calçada é sua capacidade, de cerca de um pouco mais de 200 pessoas e pouca área para os torcedores circularem, sem contar que existem pilastras em frente as arquibancadas e quem estiver para assistir as partidas de vôlei lá realizadas, terão frequentemente seu campo de visão prejudicados.
Já seus vestiários e banheiros também reformados, encontram-se em excelentes condições, oferecendo tudo que é necessário aos atletas e membros das comissões técnicas.
No geral, o Forninho encontra-se em excelentes condições, e a sua manutenção é importantíssima para o Clube que vem realizando um grande trabalho no vôlei e nos esportes paraolímpicos. O ideal para o basquete seria a reforma do Ginásio Principal e o Forninho no máximo serviria apenas como área para treinamentos específicos.
CONFIRA DIVERSAS FOTOS CLICANDO AQUI
ACOMPANHE A FAN PAGE CRVG - EM TODOS OS ESPORTES CLICANDO AQUI