Qual o motivo de Romário ter sido flagrado no exame antidoping, mesmo após ter revelado aos médicos da CBF que o acompanharam no exame sobre o uso do medicamento?
A utilização do remédio, mas já era tarde, pois não havia o documento oficial. O Vasco não possui o formulário de Autorização para Uso Terapêutico (AUT) do Romário, até porque os profissionais do clube não sabiam do uso da medicação.
E qual seria o procedimento a ser tomado pelo Vasco para conseguir o AUT?
Primeiro, o Romário deveria avisar ao departamento médico do clube sobre a utilização do remédio contra a calvície. Depois, o clube preencheria o formulário com a prescrição do médico consultado pelo jogador, a dosagem da medicação e, também, o tempo d
E como o AUT seria utilizado neste caso?
Bastaria que ele fosse anexado ao relatório do exame antidoping realizado pelo atacante. Assim, a utilização da dosagem de finasterida no caso não seria considerada doping.
E o que pode ajudar o atacante ao ser julgado?
Ele nem mesmo quis fazer a contraprova e já admitiu a utilização da substância, o que foi formidável. Ele teve uma grande dignidade e, em toda a carreira, nunca foi flagrado. Isso irá ajudá-lo.
José Ribeiro dos Santos é Coordenador da sub-comissão de autorização para uso terapêutico da CBF.