Qua, 30 de Junho de 2010
Fluminense F.C. 1×2 C.R. Vasco da Gama
15h no Luso Brasileiro
Gols de Lipe e Alan Jr.
C.R. Vasco da Gama Campeão da Taça Rio Júnior 2010
Vasco: Lucas Covolan; Máx, Genílson, Matheus Avelar e Carlinhos; Elivélton, Renato Augusto, Arthur (
O Júnior do Vasco venceu o clássico contra o Fluminense fora de casa e de virada e assim conquistou a Tala Rio Júnior com uma rodada de antecedência. Agora, no fim de semana enfrentará o Duque de Caxias apenas para cumprir tabela para após disputar contra o próprio Fluminense em duas partidas o título estadual de 2010.
O Técnico Galdino montou a equipe do Vasco no 4-4-2 com dois volantes de ofício, Renato Augusto e Elivelton, o que não foi comum durante todo o campeonato, pois não contava com Rômulo Monteiro, integrado ao elenco Adulto e cotado para entrar como titular na estreia do Vasco na Copa Hora.
Com um meio de campo com grande poder de marcação, logo o Vasco dominou o meio de campo e a partida nos primeiros 20 minutos foi jogada apenas no campo do Fluminense, mas com poucas finalizações. Pouco a bola chegou em condições para Lipe e Nílson na frente.
Somente após a primeira parada técnica e que o Vasco teve reais chances de gol, embora a maioria de chutes de fora da área. O Fluminense claramente posicionado para o contra-ataque, não tinha força para vencer nossos zagueiros, Matheus Avelar e Genílson que ganharam todas as disputas no primeiro tempo.
Arthur, contando com os dois volantes vascaínos, pode atuar mais avançado como verdadeiro Meia e, ele e Luciano Naninho, comandaram o Vasco nas principais jogadas ofensivas. Enquanto Arthur ficava com o setor esquerdo, Naninho se encarregava da direita e em tabela com Máx foi autor da melhor jogada dentro da área do Fluminense, sendo que a zaga bloqueou a finalização.
Ainda no primeiro tempo Carlinhos cobrou uma falta no travessão e foi autor de mais alguns chutes de longa distância.
No segundo tempo, numa incrível bobeira do setor defensivo do Vasco o Fluminense abriu o placar. Seria incorreto falar que a partir daí o Vasco partiu para o ataque pois essa já era a tônica do jogo. Imediatamente o Técnico Galdino substituiu Naninho por Jéferson Silva e o jogo continuou sendo ataque conta defesa.
Atacante Lipe sempre com muita estrela
O Vasco não levou muito tempo para empatar, Carlinhos fez jogada de linha de fundo e cruzou, a bola atravessou a área e chegou em Máx que novamente cruzou, Nílson dominou dentro da área e na dividida com o zagueiro tricolor a bola sobrou limpinha para finalização do artilheiro Lipe.
Nílson machucou-se na jogada e foi substituído por Alan Jr., o Fluminense parecia mais que satisfeito com o resultado e jogava lentamente. O Vasco que precisava da vitória ia sendo atraído pela lentidão do adversário.
Precisando da vitória o Técnico Galdino entrou com o terceiro atacante Willen no lugar do Meia Arthur, Jéferson e Renato Augusto assumiram a armação.
Faltando poucos minutos para o fim da partida, Máx, dominou uma bola cruzada da esquerda dentro da área, a ela caiu para a perna esquerda, o Lateral chutou assim mesmo, o goleiro tricolor não consegui espalmar e Alan Jr. entrou quase que com bola e tudo para faer o gol da virada e do título.
Somente nos acréscimos e que o Fluminense resolve atacar a tempo de dar um pequeno susto na maioria vascaína que compareceu ao estádio da Portuguesa.