s primeiras semanas de abril serão agitadas na política do Vasco. Está prevista para o dia 9 uma reunião do Conselho Deliberativo para analisar as propostas de alteração do estatuto do clube e realizar as emendas que julgar necessárias no documento. A expectativa é de que até o fim de maio tudo seja definido.
Na última sexta-feira, se encerrou o prazo para que fossem feitas sugestões de modificações no estatuto. Foram recebidas 85 propostas, que serão analisadas pela Comissão de Reforma do Vasco. Elas serão consolidadas num documento a ser formatado até o dia 3 de abril.
Presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro faz parte da Comissão de Reforma do Estatuto (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Eleição direta em pauta
Ao todo, 44 sócios fizeram sugestões. O grupo político “Ao Vasco Tudo”, por exemplo, entregou um documento de 26 páginas com propostas. A grande questão a ser debatida é a eleição direta.
- A questão da eleição direta é pedida por vários setores. Mas ela tem resistência por parte dos beneméritos, que são uma força política importante dentro do Vasco. Tem que levar isso em consideração – disse Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo do Vasco.
A eleição direta era uma das bandeiras do grupo político de Campello. Para Monteiro, esta e outras mudanças são necessárias no estatuto.
- A gente vai tentar fazer. Da minha parte, sou defensor. Mas, se o corpo não quiser, eu entendo a realidade da regra. Acho que mesmo que não queiram, podemos avançar em outros setores. Há muita coisa que precisa aprovar e melhorar no estatuto, como organizar o processo eleitoral. Às vezes não se consegue a principal pauta, mas consegue avançar em outras - completou o dirigente.
A Comissão de Reforma do Vasco é formada por oito pessoas: Alexsander Tavares, Bruno Barata, Carlos Leão, Denis Carrega Dias, Leonardo Rodrigues, Luis Manuel Fernandes, Mauro Abdon e Roberto Monteiro.
Confira o organograma da reforma do estatuto:
3 de abril: consolidação de documento com propostas de alteração no estatuto.
9 de abril: reunião do Conselho Deliberativo para analisar propostas e realizar emendas no documento.
Até 31 de maio: votação das emendas da proposta de alteração do estatuto. É necessário que sejam aprovadas por dois terços dos conselheiros presentes.
Caso as propostas sejam aprovadas, será convocada uma Assembleia Geral extraordinária, com todos os sócios aptos a votar, para ratificar as mudanças.