Assim classificou a diretoria do Vasco suas duas novas contratações: o atacante Éder Luis e o volante Fellipe Bastos, ambos do Benfica (POR). Eles ficarão no clube, por empréstimo, até junho do próximo ano. A apresentação oficial será realizada hoje, ao meio-dia, em São Januário.
O Éder Luis é um atacante com características difíceis de encontrar no mercado. Ele teve uma ótima passagem pelo Atlético Mineiro e vem agregar muita técnica ao nosso elenco. Já Fellipe Bastos é uma aposta. Ele tem qualidades e sabíamos que o Benfica queria negociá-lo para dar visibilidade ao jogador explicou o diretor executivo de futebol do clube,Rodrigo Caetano.
Para liberar Éder Luis, uma das exigências do Benfica era que o clube interessado contratasse também Fellipe Bastos. Os portugueses desejavam abrir mais uma vaga para estrangeiros, além de dar alguma visibilidade ao volante. Os salários serão pagos integralmente pelo Vasco.
Fizemos uma reunião com a diretoria do Vasco e tudo foi acertado rapidamente. O clube tinha interesse na contratação de Éder Luis. O Benfica, por outro lado, também queria negociar o Fellipe Bastos disse Márcio Bittencourt, agente de Éder Luis.
Cria da base do Atlético Mineiro, Éder Luis chegou a ser emprestado para o São Paulo em 2008, mas não se firmou no clube paulista. No ano seguinte, retornou para o Galo e oscilou boas e más atuações. Ele acabou sendo negociado com o Benfica no fim da temporada de 2009.
Já Fellipe Bastos, que teve diversas passagens pelas categorias de base da Seleção, iniciou a carreira no Botafogo, mas teve problemas com seu agente e com o clube, não renovou e foi negociado para o futebol europeu. Ele chegou a fazer exames no PSV (HOL), mas o acerto não foi concretizado. Em 2007, o Benfica comprou seus direitos.
Assim como Felipe, Zé Roberto e Irrazábal, os novos contratados só poderão estrear em agosto por se tratar de transferências internacionais.
\"Éder Luis pode ajudar muito com a velocidade\"
Felipe Ribeiro, setorista do Atlético-MG
Éder Luis é um jogador rápido, voluntarioso, com técnica até certo ponto apurada, importante taticamente, mas numa avaliação perde muitos pontos em termos de leitura do jogo. Muitas vezes o lance se desenha para o passe, mas ele chuta, e vice-versa. Teve uma temporada acima da média em 2009, se encaixando muito bem com Diego Tardelli no AtléticoMG. Apesar de atuar mais pelos lados do campo, possui um bom poder de finalização.
Com sua velocidade pode se dar muito bem em um time que possui meias de qualidade, que ligam bons contra-ataques, como Felipe, Zé Roberto e Carlos Alberto.
\"Éder Luis tem como principais características a movimentação constante e a velocidade\"
Bernardo Cruz, repórter do L!
Éder Luis tem como principais características a movimentação constante e a velocidade. Foi assim que ele se destacou ao lado de Diego Tardelli no AtléticoMG e despertou o interesse do Benfica.
É um atacante que gosta de buscar o jogo, e com isso, costuma sair com muita frequência da área. Esse estilo vai favorecer e dar mais opções ofensivas para o técnico PC Gusmão, uma vez que ele conta atualmente no elenco do Vasco com jogadores que produzem mais quando estão fixos dentro da grande área, como Elton e Nunes. Acredito que dará certo no Gigante da Colina.
\"Acho que o Vasco sairá ganhando\"
Lucho Nizzo, técnico de Fellipe no Pan-Americano de 2007, no Rio
Conheço o Fellipe desde bem jovem, quando ele jogava nas categorias de base do Botafogo. Acho que o Vasco vai sair ganhando com sua contratação. Trabalhei em clubes do Rio de Janeiro e o enfrentei por diversas vezes. É um daqueles jogadores que, se não tivesse saído cedo do Brasil, poderia ser titular em muitos clubes daqui. Depois acabei reencontrando o Fellipe na Seleção. No Pan, por exemplo, ele era meu segundo volante. O que impressiona é sua qualidade no passe e nos lançamentos. Diria que suas características são parecidas com as do Rafael Carioca, por exemplo.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)