Apesar de ter o melhor ataque da Taça Guanabara com 18 gols marcados, o Vasco é o que possui a pior defesa entre os times considerados grandes do Rio de Janeiro. O goleiro Alessandro já buscou a bola no fundo das redes 11 vezes, e a maioria das jogadas adversárias que tiveram sucesso explorou o lado direito da zaga vascaína.
No total, os adversários chegaram ao gol cruz-maltino seis vezes pelo setor direito da defesa, duas pelo esquerdo e pelo meio, e uma vez com um pênalti convertido. As jogadas dos três últimos gols sofridos foram justamente em cima de Nei e Dedé.
O Fluminense, adversário do próximo sábado pelas semifinais da competição, foi uma das equipes que encontrou o gol pelo caminho mais frequente até então. Após ganhar disputa de bola com Nei, Carlinhos chegou à linha de fundo e cruzou para Fred empatar o clássico em 1 a 1, no final da partida, válida pela sexta rodada da fase de grupos.
Ídolo da torcida, Dedé é o zagueiro que atua pela direita e participou de todos os jogos do Carioca. Já a lateral teve dois donos no torneio. Com Elsinho machucado no início do ano, o volante Abuda foi improvisado na posição. Somente com a chegada de Nei o setor ganhou um representante de origem durante o campeonato.