Nada melhor do que vencer o líder, em casa, para se reabilitar. Esse é o pensamento do Vasco após duas derrotas seguidas na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o Cruz-Maltino precisará mais do que nunca do apoio de sua torcida para derrotar a Ponte Preta neste sábado, às 16h20m (de Brasília), em São Januário, pela 32ª rodada. A fase da Macaca longe de Campinas é impressionante: são seis vitórias seguidas, com 11 gols marcados e nenhum sofrido.
A última derrota foi no dia 22 de agosto, por 3 a 0, para o América-MG, no Independência. Para acabar com a festa campineira, Joel Santana pretende fazer mudanças no Vasco. Duas, no entanto, serão obrigatórias. Douglas, suspenso, e Pedro Ken, com lesão no ombro esquerdo, estão fora. Maxi Rodriguez e Fabrício devem ficar com as vagas. O técnico crê que a queda de rendimento tem a ver com o acomodamento da equipe depois de uma sequência positivo desde que chegou. Seis pontos separam os dois clubes no momento.
Sem Guto Ferreira, vetado após sofrer uma arritmia cardíaca na madrugada de quarta-feira, a Ponte defende a liderança isolada da Série B, com 60 pontos, e uma invencibilidade de dez partidas - oito vitórias e dois empates. Mais que isso: joga para tirar um concorrente direto da cola. Se o retrospecto contra o Vasco na temporada é negativo (duas derrotas e um empate), o recente desempenho como visitante joga a favor da Macaca. Se mantiver o aproveitamento positivo longe de Campinas, a Ponte colocará um pé e meio na elite. Segundo os matemáticos, 66 pontos são suficientes para subir sem depender de outros resultados. Neste caso, a Ponte decidiria a vaga antecipada contra o Sampaio Corrêa, no próximo sábado, no Majestoso.
O apito é de Igor Junio Benevenuto, de Minas Gerais. Ele será auxiliado em São Januário por por Marcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG). O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos, a partir das 15h20m. O Premiere FC transmite ao vivo com narração de Jader Rocha e comentários de Edinho.
AS ESCALAÇÕES
Vasco: o técnico Joel Santana manteve o mistério antes de encarar a líder. O treinador será obrigado a fazer, pelo menos, duas alterações. Pedro Ken, lesionado, deve dar lugar ao Fabrício - que volta de suspensão. Enquanto isso, Maxi Rodriguez, Lucas Crispim e Montoya lutam pela vaga de Douglas, que recebeu o terceiro amarelo. Joel deixou no ar ainda a possibilidade de fazer novas alterações. O provável time tem Martin Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Fabrício, Dakson e Maxi (Crispim ou Montoya); Thalles e Kleber.
Ponte Preta: apenas uma surpresa na escalação do Vasco fará Alexandre Faganello alterar a Ponte. Se nada de excepcional acontecer, a Macaca vai com o mesmo time que iniciou a vitória sobre o Avaí: Roberto, Rodinei, Tiago Alves, Gilvan e Bryan; Fernando Bob, Juninho e Renato Cajá; Cafu, Alexandro e Rafael Costa.
QUEM ESTÁ FORA
Vasco: Pedro Ken, se recuperando de uma pancada no ombro esquerdo, e Jomar estão lesionados. Suspenso, Douglas é outro desfalque.
Ponte Preta: Adrianinho, com uma lesão muscular, Elton, que voltou a sentir dores no pé direito, João Paulo, fora o restante do ano por ter fraturado o tornozelo esquerdo, e Diego Sacoman, afastado dos gramados para tratar de um problema no coração, são os desfalques da Macaca.
PENDURADOS
Vasco: Carlos César, Dakson, Diego Renan, Diogo Silva, Guilherme Biteco, Guiñazu, Henrique, Marlon e Rodrigo.
Ponte Preta: Adrianinho, Alexandro, Daniel Borges, Dilsinho, Elton, Jonhathan Cafu, Léo Cittadini, Renato Cajá, Rodinei, Roni, Rossi e Tiago Alves.