Imprensa

Confira perfil de Pelaipe, possível diretor do Vasco em 2013

Todo clube que se preze tem dirigentes a altura de sua grandeza. Quesito em que o Grêmio está bem servido, especialmente no que tange a área do futebol. Paulo Pelaipe, hoje comandando as ações do futebol gremista fora de campo, é também o responsável pelo excelente momento do Tricolor dentro das quatro linhas.
A experiência foi sendo costurada com a vivência no dia-a-dia do clube. No futebol, começou sua participação na década de 70, sendo um dos responsáveis pela vinda de Renato Portaluppi para o estádio Olímpico. Em 2001, foi o diretor de futebol da segunda gestão do Presidente José Alberto Guerreiro e Rudy Armi Petry. Atuando no futebol ao lado de José Otávio Germano, participou da conquista do tetra campeonato da Copa do Brasil e da campanha na libertadores do ano seguinte.
Pelaipe, mais que um dirigente, é um pensador do futebol. Sua contribuição não se restringe apenas a decisões sobre contratações. Conhecedor e grande entendedor do futebol em geral, ele é o que podemos chamar também de um estrategista. Estratégias que foram colocadas a serviço do Grêmio e essenciais para a grande volta por cima dada pelo Tricolor nos dois últimos anos.

Em 2005, o dirigente foi convidado para ser o assessor direto do presidente Paulo Odone no início da primeira gestão. Mas sua perspicácia e experiência logo o alçaram à condição de assessor de futebol do então Diretor Renato Moreira, e com uma missão das mais complicadas: dirigir o futebol na série-B. Trabalho difícil, mas desempenhado com maestria. Pelaipe foi o grande pensador daquela campanha. Com poucos recursos financeiros disponíveis, e com a parceria da comissão técnica, soube, com sabedoria, elaborar um planejamento capaz de colocar o Grêmio novamente no seu devido lugar. Foi ele também que juntamente com o assessor de Odone, Alfredo Oliveira e do Coordenador de Imprensa, Haroldo Santos, no dia 21 de abril deste ano, foi a Caxias buscar o técnico Mano Menezes para ser o comandante do time dentro de campo. E o incansável dirigente não parou por aí. Em 2006, manteve sua política de transparência e visão privilegiada de futebol, montando um grupo de jogadores que pudessem dar as respostas desejadas. O resultado foi o título do campeonato gaúcho, a excelente campanha no brasileiro, com o terceiro lugar e mais do que isso, o retorno do Grêmio a libertadores da américa.

E a cada dia, Pelaipe mostra porque é o homem forte do futebol gremista. Neste ano, não fugiu as suas características e com a conquista do bi-campeonato gaaúcho o Grêmio já vem mostrando a que veio. Paulo Pelaipe foi escolhido, inclusive, como o dirigente da competição.

Golaços fora de campo que prometem muitas emoções dentro dele.

Fonte: Portal Gremio.net
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147