Joel Santana volta a assumir o comando do Vasco da Gama e tem a difícil missão de tirar o time da crise. Lutando para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro e eliminado da Copa do Brasil, o Gigante da Colina jogará nesta terça-feira (9) sob a direção de Joel que, aos 65 anos, começa sua quinta passagem pelo clube.
Com bons resultados nas quatro estreias que antecedem a de 2014, o treinador coleciona duas vitórias, um empate e uma derrota – além de muitos títulos. Em 1986, quando chegou ao Vasco pela primeira vez, estreou contra o Tuna Luso com o pé-direito e registrou uma vitória de 3x0, na oitava rodada do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, ainda na primeira passagem, conquistou a Taça Guanabara.
Em 1992, estreou pelo Campeonato Carioca em um jogo contra o Madureira. A partida, sem gols, ficou empatada. Mais adiante, o Vasco da Gama – sob o comando de Joel Santana – terminou levantando a taça de maneira invicta.
No ano de 2000, Joel sucedeu Antônio Lopes e assumiu o time na fase final da Copa Mercosul. Carimbou uma virada histórica de 4x3 em cima do Palmeiras e o Vasco se consagrou campeão, além de ter conquistado o título do Brasileirão daquele ano, o primeiro da carreira do treinador e o quarto da história do cruzmaltino.
Em 2004 ocorreu sua primeira e única estreia com derrota. O time, que contava com Petkovic, foi derrotado por 2x1 pelo Paraná em um jogo pelo Brasileirão. Essa passagem durou pouco e, já em 2005, ele deixou o clube.
Joel Santana tem crédito com o Vasco e pode ser a salvação do time. O treinador, conhecido pelo seu jeito peculiar de falar inglês, estreará contra o Luverdense com o objetivo de manter o Vasco no G4 do Campeonato Brasileiro e levar o clube à liderança, iniciando a nova fase com vitória. E aí, “pode to be”?