Na semana que passou o presidente Jorge Salgado anunciou uma série de medidas administrativas para reduzir custos após a queda para a Serie B e perda de R$ 100 milhões em cotas de TV. Uma delas foi o fechamento temporário da Sede social do Calabouço.
A Confraria do Calabouço emitiu um manifesto. Veja:
MANIFESTO DA CONFRARIA DO CALABOUÇO
A Confraria do Calabouço composta de Ex-Vices Presidentes, Grandes Beneméritos, Beneméritos, Eméritos entre outros… todos sócios e assíduos frequentadores da Sede Náutica do Calabouço vem se manifestar contra o fechamento da Sede do Calabouço pelos motivos que passamos a descrever:
Diz o comunicado da Diretoria Administrativa que de acordo com a Diretriz de Sustentabilidade Financeira de todas as áreas do Club determinou o fechamento temporário da Sede Náutica do Calabouço. Fechar uma Sede que tem uma despesa irrisória que diante de uma dívida do Club de mais de setecentos milhões corresponde a um percentual quase zero da mesma. Isso é injustificável.
Perguntas surgem sem respostas até agora por parte da Diretoria Administrativa:
01 ) Qual o verdadeiro motivo do fechamento da Sede do Calabouço ?
02 ) Por quanto tempo a Sede ficará fechada ?
03 ) Porque o Restaurante e a Boutique permanecerão funcionando ficando tão somente os associados privados do seu lazer que a Sede proporciona sendo a única sede do Club com atividades sociais em pleno funcionamento ?
04 ) Os motivos alencados pela Diretoria Administrativa são subjetivos sem a transparência obrigatória em situações dessa natureza. Os sócios não são ouvidos e a eles, mais uma vez, lhes são imputadas as penalidades de suspensão de atividades sociais sem que os verdadeiros responsáveis sejam punidos.
05 ) Em controvérsia ao caput do Comunicado da Diretoria Administrativa que uma análise estrutural completa será realizada e que reformas que visam melhorar a segurança e a qualidade do atendimento ao sócio também serão realizadas. Dito dessa forma ficam vagas e controversas as justificativas para se declarar um fechamento da Sede.
06 ) Se num momento de crise financeira onde, num primeiro instante, cento e oitenta e seis funcionários foram demitidos e que nos próximos dias esse número será acrescido como se pensar em levantamento estrutural completo e reformas. Com que dinheiro ?
A Confraria do Calabouço ontem realizou o começo de um simbólico abraço à Sede Náutica do Calabouço com uma feijoada entre os seus Confrades, respeitando as Normas de Segurança e Higiene que o atual momento exigem. No último Domingo de verão em meio a um dia lindo as famílias vascaínas se reuniram numa confraternização sadia, de respeito e de amor ao Club de Regatas Vasco da Gama.
Não vislumbramos, até o momento, qualquer argumento que justifique um fechamento da Sede do Calabouço.
A Confraria do Calabouço que tem como objetivo auxiliar na administração e conservacão da sede se manifesta de forma contrária a essa iniciativa, cobrando respostas as indagações acima formuladas e reiterando pelo não fechamento da Sede.
Confraria do Calabouço