Ao contrário de outros clássicos, torcedores de Flamengo e Vasco, desta vez, não protagonizaram cenas de violência ao chegarem no Maracanã. O convívio foi pacífico e cada qual procurou ficar em seus lugares pré-determinados nos arredores do estádio. Brigas isoladas foram registradas em áreas como Bonsucesso
e Avenida Brasil.
Em uma roda de samba em frente à Estátua do Bellini, torcedores do Flamengo animaram a torcida e distribuíram a letra da música "Hino Camisa 12 do Mengão" – gravada por Dominguinhos do Estácio.
Um grupo de turistas se encantou pelo Rubro-Negro. Uma delegação com cerca de dez pessoas, entre ingleses e espanhóis, ia pela primeira vez ao estádio.
– Espero ver uma festa bonita e viemos torcer para o Flamengo que é muito conhecido afirmou o espanhol Raul Teitia, de 34 anos.
Um dos indícios de que as brigas entre os torcedores diminuíram foram o número de as ocorrências registradas no Juizado Especial Criminal (Jecrim). Após o jogo somente três ocorrências foram registradas: uma torcedora provocou tumulto ao tentar comprar ingresso e dois registros por desacato.
Por exemplo, no clássico de sábado, entre Fluminense e Botafogo, o movimento no Jecrim foi maior: três casos por uso de entorpecentes, um por lesão corporal, um por desacato e uma apreensão de produtos irregulares.