Alexandre Campello, Jorge Salgado, Julio Brant, Leven Siano e Sérgio Frias. A 15 dias da eleição, cinco candidatos estão na disputa pela presidência do Vasco. Um deles vai comandar o clube no próximo triênio, entre 2021 e 2023.
Os nomes estão na mesa, todos apresentaram suas propostas, mas não chegam sozinhos. Os candidatos vêm acompanhados de uma equipe que estará na linha de frente nos próximos anos. Muitos nomes são mantidos em sigilo, mas vários já foram anunciados.
O ge procurou as chapas, que precisam ser registradas até o dia 28 de outubro, e lista abaixo os nomes oficializados das equipes ligadas aos candidatos que estão na disputa. Essa reportagem será atualizada quando novos nomes forem anunciados.
Alexandre Campello (Rumo Certo)
Consultada pelo ge, a chapa Rumo Certo ainda não apresentou os principais nomes da equipe. No entanto, como Alexandre Campello tenta a reeleição, o mais provável é que a maioria das pastas seja mantida. O atual presidente do Vasco costurou aliança com o grupo Avante Gigante, e nomes fortes, como Fred Lopes, devem ganhar espaço em um eventual novo mandato.
Jorge Salgado (Mais Vasco)
Em evento nesta quinta-feira, a Mais Vasco anunciou nomes para pastas importantes. O chapa de Jorge Salgado, no entanto, ainda não revelou quem estará à frente da vice-presidência de futebol em caso de vitória no dia 7 de novembro. Executivos estão sendo contatados, mas nomes serão anunciados apenas em caso de vitória. Por ora, a divulgação nas redes sociais é de apenas colaboradores. São 80 pessoas divididas em 19 grupos de trabalho. O candidato tem a ideia de criar comitês: futebol, Gestor, Estratégico e Crise.
Conselhos: Otto Carvalho e Bruno Iglesias (Assembleia Geral); Carlos Fonseca e Leandro Coutinho (Conselho Deliberativo); João Marcos Amorim e João Marcelo (Conselho Fiscal)
Estrutura Administrativa: Luís Aragão (compliance e auditoria), Vitor Roma (Marketing), Jorge Mendonça (Patrimônio), Adriano Mendes (Finanças), José Bulhões (Jurídico), Horário Junior (Responsabilidade Social e História), Rafael Cobbo (Médico), Marcel Kaskus (Esportes Olímpicos e Paralímpicos) e Mauricio Correa (Relações Públicas).
Julio Brant (Sempre Vasco)
A ideia de Julio Brant é ter um conselho consultivo formado por um grupo de executivos para tomar a principais decisões do clube. Os nomes já foram anunciados. O ex-jogador Edmundo terá a missão de liderar o comitê gestor do futebol. A tarefa de comandar o dia a dia do futebol seria de Felipe “Maestro”. Consultada pelo ge, a Sempre Vasco disse ainda que convidou alguns executivos que estão analisando junto às suas empresas a possibilidade de contribuir com o Vasco e em breve terá novidades.
Conselho Consultivo: Marcelo Gomes (presidente da Alvarez & Marsal), Leonardo Framil (CEO da Accenture e presidente da Accenture na América Latina), Nelson Sendas (empresário do setor de varejo e acionista do Grupo Pão de Açucar) e o Edmundo (o quinto integrante seria o próprio presidente do clube).
Diretor-executivo de futebol: Felipe Loureiro, ídolo do clube entre os anos 90 e 2000.
Leven Siano (Somamos)
Leven Siano anunciou parte de sua equipe, entre eles alguns estrangeiros. Caso por exemplo de Francisco Lopez, ex-diretor financeiro do Barcelona, que também trabalhou da reestruturação do Manchester City. Leven também conta com apoio de Luis Manoel Fernandes, ex-pré candidato. No entanto, não se sabe ao certo qual seria função dele numa eventual gestão. Procurada pelo ge, a chapa informou que a ideia é ter uma pessoa técnica e outra ligada à área política em cada pasta.
CEO: Elton Simões
Equipe executiva: Augusto Tannure (CFO), Francisco Lopes (ex-Barcelona e Manchester City para desenvolvimento de negócios internacionais), João Rodrigue (ex-marketing do Benfica), Sérgio Lyra, Alex Granjeiro, André Pederneiras (empresário, ex-treinador de José Aldo e fundador da equipe Nova União, de MMA), Ana Kruel, Luis Paulo Rosenberg (ex-diretor de marketing do Corinthians), Nilton Maia (ex-diretor financeiro do Flamengo), Alex Evangelista (ex-gerente científico do Vasco)
Diretor de futebol: o italiano Fábio Cordella (gerente de futebol voltado para área internacional). Leven diz ter acordo com um diretor de futebol brasileiro, mas o nome não foi revelado.
VP de Finanças: Luis Ribeiro
Sérgio Frias (Aqui é Vasco)
Consultada pelo ge, a chapa Aqui é Vasco informou que os nomes da equipe de Sérgio Frias serão anunciados mais à frente.