Com uma política de corte de custos, o Vasco fará contratações pontuais e valorizará as promessas formadas no clube para 2015. A maioria dos que terão oportunidades no início da temporada, porém, já não são tão desconhecidos do torcedor cruzmaltino.
A principal aposta será o meia Guilherme Costa, de 20 anos. Há oito no clube, ele coleciona passagens por Seleções Brasileiras de base, já despertou o interesse de europeus, mas ainda não conseguiu se firmar no profissional.
Em 2012 e 2013 ele chegou a integrar o grupo principal, mas não estreou, participando apenas do amistoso de despedida do ex-meia Pedrinho, fato que o fez retornar ao time de juniores este ano. Após enfrentar lesões que o deixaram por um tempo considerável fora dos gramados, ele voltou a se destacar, sendo o grande articulador da equipe.
Já presentes em alguns momentos da temporada de 2014, alternando com outros períodos no sub-20, os atacantes velocistas Marquinhos do Sul e Yago, e o lateral esquerdo Lorran, também deverão ganhar novas chances. Os jovens foram alçados pela primeira vez pelo ex-técnico do clube Adilson Batista e mesclaram bons e maus momentos.
Yago soma 12 jogos e um gol. Já Marquinhos e Lorran têm sete e 13, respectivamente, e ainda não balançaram a rede profissionalmente.
O debutante da vez poderá ser o volante Jonatas Paulista, outro que já treinou no elenco de cima, mas nunca atuou. Ele costuma exercer o papel de capitão nos juniores.
Artilheiros serão observados
Ainda em processo de formação, os atacantes Renato Kayser, de 18 anos, e Evander, de 17, não serão aproveitados num primeiro momento, mas terão seus desempenhos analisados de perto.
Kayser renovou contrato recentemente até o fim de 2017 e ostenta em seu currículo ter sido o artilheiro de todas as categorias do clube em 2013, com 32 gols. Na ocasião, chegou a marcar cinco gols em uma única partida duas vezes. Atualmente, ele integra o elenco que disputará a Copa São Paulo de Futebol júnior a partir de janeiro.
"Posso dizer que o meu grande sonho é jogar em São Januário pelo time profissional. Quero dar muitas alegrias para essa torcida", disse Renato em recente entrevista ao site oficial do Vasco.
Uma categoria abaixo está o também atacante Evander, nome certo nas convocações da Seleção Brasileira sub-17. Com faro de gol, ele tem colecionado artilharias e já ganhou prêmios individuais pelas participações em torneios com a "amarelinha". Em agosto deste ano, assinou seu primeiro contrato profissional com o Cruzmaltino.