Tímido e sossegado, Gabriel Caminha, de 15 anos, é uma das promessas do time de futebol do Colégio Salesiano, em Santa Rosa. Aluno da 1 série do ensino médio, ele começou a carreira cedo, aos 11 anos, no time da escola, onde joga tanto futebol de campo quanto de salão. Pelo Vasco, time no qual joga na categoria infantil, acaba de ser campeão carioca.
Defendendo a camisa alvinegra, Gabriel já havia sido vice-campeão carioca em 2003 e 2005, além de campeão das copas Carioca e Light, nas quais foi artilheiro.
Atleta treina mais de quatro horas por dia
De fala mansa e jeito introvertido, Gabriel pretende se profissionalizar no futebol e, quem sabe, um dia chegar perto dos feitos de seus ídolos: Romário e Ronaldo Nazário.
- O time do Salesiano me ajudou muito a chegar no Vasco - conta ele, que é bicampeão nos Jogos Escolares de Niterói e tricampeão no Campeonato das Escolas Católicas.
Segundo Gabriel, o apoio da família é importantíssimo, já que sempre teve incentivo para seguir a carreira. Seu objetivo agora é se aperfeiçoar no futebol de campo. Para isso, treina em média quatro horas por dia, de tarde e à noite, na Barra e em Vargem Grande, locais bem distantes de Icaraí, bairro onde mora. Mas ele garante que vale a pena:
- Meu maior sonho é ser jogador de futebol profissional. Estou me esforçando bastante para isso.
Disciplina, aliás, é um dos fortes de Gabriel, que se preocupa em ter alimentação balanceada, dorme oito horas por dia e faz um enorme sacrifício para um adolescente: sempre abre mão de sair à noite na véspera dos jogos.
- As partidas costumam ser no sábado de manhã, então nem pensar em noitada na sexta-feira - comenta ele.
O rapaz tem no técnico, Raphael Guerra, um grande torcedor e incentivador:
- Ele se destacou desde novinho. Vai longe.
Gabriel também joga no Clube Canto do Rio, pelo qual já foi bicampeão niteroiense e primeiro colocado na Copa Niterói.