Conheço o professor Guilherme e acompanho seu trabalho e seus resultados. Uma ótima pessoa e um excelente profissional. Acompanhem a matéria.
Olá, eu me chamo Guilherme Almeida ,atualmente sou preparador de goleiros da base do Vasco da Gama. Joguei somente as categorias de base, desisti do grande sonho de ser goleiro quando eu tinha 17 anos e quando eu jogava em uma equipe de Belo Horizonte ,joguei a minha base praticamente toda no Madureira E.C do Rio de Janeiro. Fui convidado pelo professor Maurílio Passine hoje coordenador da base do América MG, como eu era uma pessoa que todos gostavam no américa MG, ele me dizia que eu levava jeito e que eu seria um grande treinador de goleiros e eu aceitei a idéia.
O América MG fez uma parceria com uma equipe chamada 7 de Setembro de BH, usando todos os jogadores do América e comissão técnica, fomos muito bem nos campeonatos que disputamos eu era um rapaz muito novo, na época eu tinha 18 anos as comeptições eram de juvenil sub-17, enfrentavamos técnicos que hoje estão no futebol brasileiro como Ney Franco no cruzeiro o Emerson Ávila no Atlético MG, para mim esse ano serviu como uma enorme experiência de vida e profissional.
Depois de 3 anos retornei ao Rio de Janeiro, minha terra natal, comecei a estudar educação física com a ajuda dos meus familiares, enfrentei muita dificuldade para frequentar as aulas por causa dos gastos, tive uma idéia com um amigo, que é jogador de futebol profissional, de fazermos uma carteirinha de deficiente físico (rsrs) para não pagarmos as passagens. Ele treinava com a base do Flamengo em Curicica, um local muito distante de São Gonçalo, onde morávamos. Nossa invenção durou muito tempo, ficamos 1 ano sem pagar passagem (rsrs), mesmo sabendo que não era certo.
Voltando à minha história, recebi um convite do treinador da equipe de futebol da faculdade para eu treinar na equipe da faculdade, se eu fosse aprovado no teste ganharia uma bolsa de estudo de 90%. Graças a Deus eu estava em forma e fui aprovado no teste da equipe da Universo de futebol, para alegria da minha família, me formei com a bolsa de 90%. Na equipe da faculdade, conheci uma pessoa chamada Reginaldo, que me convidou para trabalhar como preparador de goleiros de uma equipe que estavam formando para disputar competições pelo Rio de Janeiro, a equipe 1 ano mais tarde, passou a se chamar Mauá Cemd, numa parceria de um clube de São Gonçalo e Mendes Duarte, uma das principais escolas incentivadoras do esporte aqui em são gonçalo.
Trabalhei nessa equipe nas categorias de base por 4 anos, período que eu fiz a minha faculdade, quando me formei, o técnico da Universo comentou comigo se eu estava interessado em trabalhar no Artsul FC, pois um amigo dele havia comentado que estava precisando de um treinador de goleiros, fiz a entrevista e fui aprovado. Trabalhei lá durante 3 anos e fiz um ótimo trabalho. O artsul é um clube formador, trabalhei alguns goleiros que hoje se encontram um clubes grandes, que é o objetivo do Artsul, nesse tempo conheci o Prof. Marcelo Pires atualmente treinador do sub-17 do Vasco da Gama, e na ocasião, Marcelo era preparador de goleiros do juniores, e eu do juvenil, e foi convidado por um amigo do para trabalhar no Vasco e após um ano ele me convidou para trabalhar com ele. Nos indentificamos muito, temos uma forma parecida de trabalhar, virou meu amigo particular, e fui para o sub-11 do Vasco. no ano de 2010, fiz um ótimo trabalho, ganhei muitos títulos e graças a Deus e todo o meu esforço tenho um grande reconhecimentos por todos, e espero conseguir tudo e muito mais nesse ano de 2011.
-
Qual é a maior dificuldade que você encontra hoje no Vasco para trabalhar?
Graças a Deus não tenho muitos problemas, mas os pais às vezes atrapalham a comissão técnica, por ser uma categoria pequena os pais frequentam o nosso dia a dia Às vezes damos um comando e os pais dão outro, isso nos atrapalha muito , mas não são todos, alguns sabem se comportar .
Quantos goleiros vocè trabalha e como é o dia a dia com os garotos?
Trabalho 6 goleiros, de manhã eles chegam para estudar em São Januário, a tarde treino no campo e a noite treinam no futsal. Meu relacionamento com eles é de pai para filho, de amigo. Eles me ouvem muito, procuro dar conselhos, cobrar, elogiar, procuro fazer tudo que tem que ser feito, procuro conversar com o psicólogo para saber a maneira certa de cobrar, graças a Deus eu nunca tive problemas de disciplina com nenhum deles.
Qual sua inspiração pra trabalhar como preparador de goleiros? E qual seu objetivo na profissão?
Eu sempre gostei de ver os aquecimento dos goleiros quando eu ia no Maracanã, via a batida na bola do Jair Bragança para o Carlos Germano no Vasco, e hoje os dois são colegas de trabalho, eu sempre procurei saber com os meus treinadores de goleiros, qual era o objetivo daquele trabalho, para que servia aquilo, enfim, acho que a inspiração de ser preparador de goleiros nasceu comigo.
Na verdade tenho 2 objetivos profissionais na vida como treinador de goleiros. O primeiro é trabalhar no profissional do Vasco e o outro é de trabalhar fora do Brasil, esses são os meus maiores objetivos.
Eu gostaria de agradecer o Valdir pela grande oportunidade que me deu de falar um pouco da minha vida , uma mensagem que eu deixo para todos , se não houver luta não há vitória um grande abraço para todos os seguidores do blog