Mais do que formar novos atletas para o esporte brasileiro, o objetivo maior do Vasco é formar cidadãos para o mundo. Situado dentro de São Januário, o Colégio Vasco da Gama é uma das bases do Projeto Social do clube. A instituição de ensino médio e fundamental está indo para o terceiro período letivo. Mesmo antes de sua existência os atletas cruzmaltinos já tinham direito à educação, através de convênios firmados pelo Vasco com escolas e faculdades.
Umas das centenas de crianças que treinam e estudam no clube são os irmãos gêmeos Daniel e Rafael, de 13 anos. Há três anos atrás eles praticavam Ginástica Olímpica em São Januário, mas passaram um tempo longe do esporte depois do falecimento do pai.
Entretanto, souberam dar a volta por cima e hoje em dia fazem parte da equipe Mirim de Atletismo do Vasco. Morando em Anchieta, a rotina da dupla é treinar no clube na parte da manhã e estudar no Colégio Vasco da Gama à tarde.
\"O Vasco é muito importante na nossa vida. Como fica tudo no mesmo lugar, só precisamos fazer uma viagem para treinar e estudar. Mesmo morando longe, gostamos daqui porque tem quase tudo que precisamos: amigos, esporte e escola\", explicou Daniel Guimarães da Silva, que cursa a 6ª série do Colégio Vasco da Gama.
Daniel e Rafael (Foto: Paulo Fernandes)
Os gêmeos Daniel e Rafael na época em que eram da Ginástica Olímpica do Vasco