Apesar de ter passado pelo sub-17 Vasco e São Paulo, onde também foi vitorioso, foi no Palmeiras que Rafael se consolidou como um dos grandes treinadores do futebol brasileiro de base. Em dois anos de clube, conquistou sete títulos. O bicampeonato consecutivo da trinca de competições nacionais — Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa — da categoria são marca do trabalho do técnico no clube paulista.
Após dois anos de muito sucesso no Palmeiras, Rafael Paiva aceitou a proposta do Vasco para dar um salto de categoria e treinar o sub-20 do clube. Apesar de ainda curta — com quase cinco meses de trabalho — a sua passagem tem sido de ótimos números. O treinador está invicto, com sete vitórias e um empate em oito partidas. Neste período, ele já conquistou o primeiro título: a Copa Rio.
Veja a lista
Títulos de Rafael Paiva na base
Copa Rio sub-20
Supercopa sub-17
Campeonato Brasileiro sub-17
Copa do Brasil sub-17
Supercopa sub-17
Campeonato Brasileiro sub-17
Copa do Brasil sub-17
Campeonato Paulista sub-17
Campeonato Carioca sub-17
Recopa Carioca sub-17
Campeonato Paulista sub-17
Com futebol ofensivo e de posse de bola, Rafael demostra ter a habilidade de fazer com que jogadores jovens tenham facilidade para absorver suas ideias de jogo. O atual desempenho do Vasco sub-20 é um bom indicativo. São 21 gols marcados e apenas quatro sofridos, sob o seu comando.
O treinador chega em um momento complicado da equipe profissional, principalmente na parte defensiva. Já são 25 bolas na rede do cruz-maltino, em 19 partidas disputadas na temporada. No Campeonato Brasileiro, o Vasco conquistou apenas três pontos de 12 disputados.
Com apenas dois treinamentos, Rafael Paiva terá uma dura primeira missão como técnico interino do Vasco. O cruz-maltino enfrenta o Fortaleza nesta quarta-feira, na Arena Castelão, às 19h, em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil.