Por: Carlos Gregório Júnior (@CarlosGregJr)
Ele foi um dos destaques do Vasco no Torneio Future Champions sub-17. No meio de tantos talentos ofensivos, como Guilherme Costa, Yago e Erick, coube a Waldir assumir a braçadeira de capitão na equipe do técnico Tornado.
Mesmo jovem, Waldir é um exemplo para muitos meninos que sonham em uma dia se tornar um jogador de sucesso. Poucos tem conhecimento, mas o garoto de Carmo-RJ era reserva na equipe mirim do Vasco. Apesar disso, ele nunca abaixou a cabeça, hoje é elogiado por todos os seus treinadores e se tornou uma das lideranças dentro da equipe juvenil do Gigante da Colina.
Com o intuito de obter mais informações sobre uma das grandes apostas do clube para o futuro, entramos em contato com o atleta e o resultado dessa pequena conversa você confere abaixo:
Para começar, fala um pouco sobre a tua carreira. De onde você é? Quantos anos você tem de Vasco? Até quando você tem contrato? Quais foram os seus treinadores no clube?
Eu sou do Carmo, interior do Rio de Janeiro , e tenho 5 anos de Vasco. Não joguei em nenhum outro clube, pois já vim da minha cidade direto para o Vasco. Tenho contrato até o Junho de 2013. Meu primeiro treinador no Campo foi o Lalito, que é da minha cidade, depois passei pelo Alvaro Miranda , quando conquistamos o titulo de Pré-Mirim, e logo após o Leandro Simpsons, com quem também fui campeão no Mirim. Logo após foi a vez do Marcos Alexandre, muito bom treinador, depois o Willian e hoje com o Tornado, também um bom treinador e o Galdino, com que trabalho nos juniores.
Estive observando as partidas do Sub-17 e notei que a liderança dentro de campo é uma de suas principais características Além disso, quais são seus outros pontos positivos?
Olha, eu me acho muito técnico. Utilizo bastante as duas pernas, tenho uma boa resistência fisica, jogo tanto 1º como de 2° volante e tenho facilidade em me adaptar com a forma de jogar, com o esquema.
O Vasco recentemente revelou o volante Souza, que chegou inclusive a disputar o Mundial sub-20 com a Seleção Brasileira. Mas, ele não pode continuar no clube e acabou se transferindo para o futebol europeu. Você pensa em permanecer muito tempo no Vasco como profissional ou pretende ir logo para Europa em busca da independência financeira?
Olha, se eu disser que não jogo futebol visando uma vida melhor pra minha familia estaria sendo hipócrita. Hoje qualquer jogador sonha em jogar na Europa, mas enquanto eu for atleta do Clube de regatas Vasco da Gama , vou defender o clube com maior prazer, pois foi onde eu comecei a contruir meu sonho. Mas, também não abro mão do meu sonho de jogar na Europa .
Em quais fundamentos você acha que ainda pode evoluir como jogador?
Eu acho que ainda posso evoluir muito mais, pois ainda sou jovem, tenho apenas 16 anos. Acho que tenho que estar preparado a todo o momento, pois se precisarem de mim lá encima, no profissional, estarei sempre pronto. Sempre dá pra evoluir mais. Eu sou daqueles que nunca se contenta com o que sabe, sempre busco mais e mais no meu dia-a-dia; Acho que no momento tenho que começar a chutar mais, arriscar mais de fora da aréa.
Qual jogador do futebol brasileiro e do futebol mundial você gosta de ver jogar? Qual é o seu maior ídolo na vida e no futebol? Com quais jogadores te comparam?
Hoje os que eu mais gosto de ver jogar são sem dúvida o Xavi e o Iniesta. Meu maior ídolo é Jesus . Nunca chegaram a me comparar com ninguém não. E hoje no Vasco, quem eu gosto muito de ver o jogar é o Felipe, o Eder Luiz e o Dedé .
A que fatores você credita seu ótimo desempenho no seu primeiro ano como juvenil?
Eu acho que o meu maior fator é Deus, mas também não posso esquecer da confiança da comissão técnica, do apoio deles, de acreditarem em mim e do meu esforço, da minha dedicação no dia-a-dia.