O Conselho Deliberativo do Vasco convocou o presidente Jorge Salgado e seus pares para cobrar esclarecimentos sobre o plano de sócios torcedores. A reivindicação é para que o sócio estatutário possa participar do Plano de Sócio torcedor, como era possível antes da implementação da SAF.
Além da diretoria administrativa, o CEO da SAF, Luiz Mello, também foi convidado para participar da reunião do Conselho Deliberativo, na noite da próxima terça-feira, na Sede Náutica da Lagoa. Os conselheiros conseguiram reunir mais de 100 assinaturas, um número considerado expressivo pelos envolvidos.
São quatro principais questionamentos dos conselheiros:
- É algo inexplicável o Vasco da Gama não conseguir duplicar a base de dados e desde a estreia do carioca, dia 14/01 contra o Madureira, a grande maioria dos sócios estatutários não terem a opção de fazer o check in ou ter a opção de aderir ao ST. Ninguém está pedindo ingresso ou regalias, só queremos o direito de aderir ao plano de sócio torcedor também - se queixa o sócio-estatutário Leonardo Teixeira, um dos líderes do movimento, ao ge.
O ge apurou que, além da questão envolvendo sócios estatutários e o plano de sócio torcedor, o movimento tem como pano de fundo o enfraquecimento do Vasco associativo. Os conselheiros estão insatisfeitos com a administração de Jorge Salgado e apontam o abandono do clube após a venda do futebol para a 777 Partners. Eles gostariam que alguns pontos específicos dos contratos fossem revistos.
- Estamos lutando para que o sócio proprietário tenha seu direito preservado e seja fortalecido, pois ele é o principal elemento de fortalecimento do Vasco para manutenção do clube associativo. Foi ele que durante 124 anos manteve o Vasco de pé. Por isso o sócio precisa ter seus direitos preservados - disse o conselheiro Júlio Brant, que também participou da organização do movimento.
Danilo Bento, vice-presidente de comunicação do Vasco como clube associativo, no entanto, fez duras críticas ao movimento e vê a ação como politicagem, em ano eleitoral no Vasco. O dirigente ressaltou que, além da aprovação dos sócios, o contrato com a 777 passou pelo Conselho Deliberativo. Ele também frisou que melhorias ocorrerão, independentemente das cobranças.
- Mais um movimento político de quem ainda não entendeu o recado que o torcedor vascaíno deu ao aprovar a SAF com 80%. Exatamente por ser contra esse tipo de político. A relação da diretoria administrativa com a Vasco SAF é excelente. Essa tentativa de algumas pessoas do Conselho Deliberativo de passar uma ideia para o torcedor de que a SAF não prestigia a associação é totalmente falsa. E essa convocação é justamente para tentar levar isso ao torcedor. E me surpreende que o Conselho Deliberativo tenha esse tipo de questionamento. O Conselho teve uma comissão de análise do contrato, teve uma votação no Conselho, o contrato foi submetido a uma Assembleia Geral, com aprovação ampla. Qual é o intuito? Eles não leram o contrato? Tem alguma cláusula do contrato que não está sendo cumprida? Isso evidencia que a tentativa de capitalizar politicamente em cima e ganhos que vamos ter de coisas que estão fora do contrato e vão ocorrer. Como eu falei, a relação entre a Vasco SAF e a diretoria administrativa é muito boa. Então vamos buscar melhorias que a Vasco SAF entende que são necessárias para o sócio estatutário e vão ocorrer. A nota mostra que eles são querem capitalizar politicamente dizendo que ações só ocorrem porque houve uma cobrança do conselho. É uma alegação mentirosa. Mais uma vez eles tentam enganar o vascaíno, que já está vacinado com esse tipo de política - retrucou Danilo Bento.
Em ano eleitoral no Vasco, Jorge Salgado, que não pretende tentar a reeleição, está isolado politicamente no Vasco. Sua base aliada foi desfeita, especialmente por divergências em relação à SAF.
Em janeiro, uma reunião no Conselho Deliberativo expôs a situação. O presidente não conseguiu aprovar o aumento da mensalidade, que hoje representa mais de 50% das receitas do clube, e não teve apoio de antigos pares. A relação da diretoria administrativa com o Vasco SAF, no entanto, é boa.